Veja quem deve fazer a EMISSÃO do novo RG em FEVEREIRO - Notícias Concursos

Veja quem deve fazer a EMISSÃO do novo RG em FEVEREIRO

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo realizada em diversos Estados do país.

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo realizada em diversos Estados do país. A saber, o documento passou por alterações recentemente e, dentre as mudanças, está a unificação da antiga carteira de identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De antemão, é importante destacar que o novo RG pode ser emitido gratuitamente, por meio de órgãos estaduais, como a Secretaria de Segurança Pública. De acordo com informações oficiais, os institutos que ainda não emitem o novo formato do documento terão até o dia 06 de março deste ano para se adaptarem.

A saber, após a emissão do documento físico, os cidadãos também podem instalar o RG Digital, por meio de qualquer aparelho móvel.  Sendo realizado o pedido do novo documento pelo cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação através da plataforma Gov.br.

“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”, informou Luiz Eduardo Ramos, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O que mudou?

A princípio, dentre tantas mudanças, as principais foram:

  • Autenticação do documento através do QR Code;
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
  • Constará a naturalidade do cidadão;
  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Como solicitar o novo RG?

O governo informou que “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no cadastro poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

Portanto, caso queira saber se na sua região já está sendo emitindo o novo modelo de RG, busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão. Assim, para contar com a nova versão, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

Qual será a validade do novo RG?

O novo RG terá os seguintes prazos de validade:

  • 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
  • de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
  • a partir de 60 anos, validade indeterminada.
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