Veja quanto você irá receber na SEGUNDA PARCELA do 13º SALÁRIO - Notícias Concursos

Veja quanto você irá receber na SEGUNDA PARCELA do 13º SALÁRIO

O 13º salário é um benefício garantido a todos os trabalhadores brasileiros que possuem um contrato formal de trabalho. Este benefício é dividido em duas parcelas, sendo a segunda parcela um tópico de grande interesse para os trabalhadores, especialmente ao se aproximar o final do ano.

Parcelas do 13º salário

A primeira parcela do 13º salário é depositada em novembro, enquanto a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. A legislação trabalhista brasileira estabelece esta data como limite para o pagamento. Caso o empregador não cumpra este prazo, ele estará sujeito a sanções trabalhistas.

Cálculo do valor da Segunda Parcela

O cálculo do 13º salário é diferente para cada parcela. Para calcular o benefício, o valor integral da remuneração é dividido por 12 e o resultado é multiplicado pelo número de meses trabalhados.

Adicionais como horas extras, noturno, de insalubridade e de periculosidade, além de comissões, também são considerados.

A primeira parcela, que é a metade exata do valor total, deve ser paga até o dia 30 de novembro.

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, o pagamento deve ser realizado em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.

Na segunda parcela, são aplicados descontos do Imposto de Renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da dedução por dependente (fixada em R$ 189,59 por pessoa) e por pensão alimentícia.

Para calcular o valor da segunda parcela do 13º salário, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:

  1. Divida seu salário por 12;
  2. Multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados;
  3. O valor obtido será o valor bruto do 13º salário;
  4. Deduza os descontos do INSS e do Imposto de Renda.

E se a Empresa Não Pagar?

Caso o empregador não faça o pagamento até a data limite, o trabalhador deve procurar o RH da empresa, as Superintendências do Trabalho ou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para fazer uma reclamação.

Como são Realizados os Pagamentos?

O pagamento do 13º salário pode ser feito de três formas:

  1. Em parcela única até 30 de novembro
  2. Junto com as férias, desde que solicitado ao empregador
  3. Parcelado em duas vezes, sendo a segunda parcela paga até 20 de dezembro

Quem tem Direito

Os beneficiários da bonificação do 13º salário incluem:

  1. Empregados em regime CLT
  2. Empregados domésticos registrados
  3. Aposentados
  4. Pensionistas

Casos Especiais

Em alguns casos, o cálculo do 13º salário pode ser diferente. Por exemplo, no caso dos contratos suspensos, o período em que o funcionário não trabalhou não será considerado para o cálculo do 13º, a não ser que ele tenha prestado serviço por mais de 15 dias no mês.

Funcionários afastados por motivo de auxílio-doença recebem o 13º salário proporcional da empresa até os primeiros 15 dias de afastamento. A partir do 16º dia, a responsabilidade do pagamento fica a cargo do INSS.

Trabalhadores temporários têm direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados. Se a rescisão do contrato for sem justa causa, por pedido de dispensa ou fim de contrato por tempo determinado, o 13º deve ser pago de maneira proporcional.

Dúvidas Comuns

A seguir, vamos responder algumas dúvidas comuns sobre a segunda parcela do 13º salário:

A segunda parcela pode ser menor que a primeira?

Sim, a segunda parcela do 13º salário pode ser menor que a primeira. Isso ocorre porque os descontos legais, como o imposto de renda e o INSS, são aplicados sobre o valor integral do benefício na segunda parcela.

O que acontece se a empresa não pagar a segunda parcela do 13º salário?

Caso a empresa não efetue o pagamento da segunda parcela do 13º salário até a data limite, o trabalhador deve procurar o RH da empresa, as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho ou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para fazer uma reclamação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?