Já pensou em não ter que esperar até o final do ano para receber o seu 13º salário? Ou mesmo em receber desde já o valor da restituição do Imposto de Renda que acabou de declarar? Estas possibilidades existem e podem ser solicitadas por milhões de cidadãos brasileiros. Contudo, analistas afirmam que é preciso pensar bem antes de tomar uma decisão.
O sistema de antecipação funciona basicamente como um empréstimo. O trabalhador que sabe que terá direito ao 13º salário este ano, ou mesmo entende que receberá a restituição do Imposto de Renda poderá antecipar o recebimento. Assim, ele recebe o dinheiro agora, e no momento do pagamento oficial do 13º ou da restituição, o depósito vai ao banco.
A taxa de juros
Em primeiro lugar, é importante lembrar que esta escolha não sai completamente de graça. Há uma cobrança de juros por parte dos bancos. O patamar de cobrança, bem como as vantagens oferecidas variam a depender da instituição financeira. Assim, é importante atentar para as condições antes de realizar uma solicitação.
Segundo analistas, tanto na antecipação do 13º salário, como da restituição do Imposto de Renda, os juros são notadamente menores do que a média do mercado.
No caso específico da antecipação do 13º salário, por exemplo, o empréstimo deve ficar sempre abaixo de 1,8% ao mês. Já no caso da restituição do Imposto de Renda, a antecipação precisa ser paga sob um juro de até 2,5% ao mês.
Quando solicitar?
A decisão final sobre solicitar ou não a antecipação do dinheiro deve ser sempre do trabalhador. É o cidadão que vai pesar se a sua situação exige a necessidade de pegar o dinheiro agora.
De um modo geral, a maioria dos analistas afirma que a principal dica é pegar o empréstimo apenas quando houver uma necessidade urgente de usar a quantia agora, ou como uma saída para quem já tem um financiamento com taxas altas e deseja realizar uma troca para uma dívida com juros menores.
Pessoas que, por exemplo, estão no cheque-especial ou no rotativo do cartão de crédito podem considerar que a antecipação do 13º ou da restituição é uma boa opção. Afinal de contas, ele vai usar o dinheiro recebido para bancar tais dívidas e se livrar de mais este problema.
De todo modo, a principal dica segue sendo fazer contas. Esta é a melhor maneira de saber se a antecipação é ou não uma boa dica para o seu caso específico.
O 13º salário
O 13º salário é uma espécie de bônus extra de final de ano pago a trabalhadores formais. Normalmente, as empresas podem optar por pagar o valor completo de uma vez ou dividir o pagamento em duas parcelas. O saldo varia de acordo com o número de meses em que o cidadão trabalhou em um determinado ano.
O Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda é feita apenas para uma parte das pessoas que declaram o documento para a Receita Federal. Este ano, o prazo para a declaração do Imposto de Renda começou no último dia 15 de março e deve seguir até o próximo dia 31 de maio.