Com a difusão do PIX na sociedade brasileira a quatro anos, a ferramenta fez o Brasil saltar para a quarta posição no ranking de países que realizam mais transações em tempo real. Deste modo, com tantas pessoas utilizando a ferramenta, esta se tornou alvo de criminosos para a aplicação de diversos golpes.
O número de tentativas de golpes utilizando o PIX aumentou 350% entre abril e maio de 2022, com relação a fevereiro e março deste ano. Alguns golpes se iniciam no cadastro, alguns criminosos enviam mensagens fraudulentas com pedidos de cadastro no banco. Ao clicar no link, ela é levada em um site falso onde todos os dados da vítima são roubados.
Um dos golpes mais aplicados na plataforma hoje em dia é o de transferência por Whatsapp. Alguém com outro número de celular chama pessoas próximas a você pelo aplicativo de conversa, se passando por você.
Este contato passa a pedir dinheiro por algum motivo, já a pessoa que está sofrendo o golpe acredita estar ajudando e acaba transferindo o dinheiro direto para a conta dos golpistas. Deste modo, caso você receba uma mensagem de um número aleatório, dizendo ser algum amigo próximo ou alguém da família, certifique- se que se trata realmente do contato certo antes de mandar o pix.
Outro golpe também comum é o do QR code falso. Quando usamos o pix para fazer uma compra, é comum os lojistas utilizarem uma chave que seja um QR code ou um código numérico, mas nem sempre os dados para a compra estão certos. Para isso é importante sempre se atentar aos dados da transferência. Este golpe também é comum em boletos pagos via Pix, com destinatários aleatórios.
Outro golpe muito aplicado no sistema é o do comprovante falso. Ao receber um Pix, fique alerta no comprovante, os golpistas alteram valores, datas de pagamento ou então agendam o pagamento para posteriormente cancelar o mesmo. Deve-se sempre verificar em seu aplicativo se o pagamento foi realizado apropriadamente.
Dentre o aumento no número de golpes utilizando o Pix, um caso chamou a atenção ao ser compartilhado na internet, e que não demorou muito para viralizar. Em Teresina – PI, um dono de uma pizzaria quase foi vítima de um golpe via Pix, contudo quando a tentativa criminosa deu errado, o criminoso passou a ameaçar a vítima.
O dono da pizzaria, Robson Costa, resolveu contornar o criminoso que tentou aplicar o golpe do Pix em sua pizzaria. Ao notar a ação, o empreendedor enviou uma garrafa de suco falso, temperado com sal, e uma pizza sem recheio.
Segundo o explicado pelo dono do estabelecimento em uma entrevista no programa Encontro, da rede Globo, o pedido e toda situação desencadeada após o compartilhamento do caso não agradou o golpista, que está o assediando juridicamente.
De acordo com Robson, o golpista vem ameaçando processá-lo usando a justificativa de que seus dados foram expostos na internet. “Eu fiz um boletim de ocorrência ontem à noite. Eu nem iria fazer, né, mas ele ficou ameaçando a pizzaria, falando que vai processar a gente por ter divulgado os dados dele”, disse ele.
O comerciante relatou que desde que o Pix se tornou um dos principais meios de pagamento, houveram diversas tentativas de golpes do tipo em seu estabelecimento. Desta última vez, o golpista encaminhou um comprovante no valor de R$ 55, referente a uma pizza e um refrigerante de dois litros. Contudo, o valor que caiu na conta foi de apenas 1 centavo.