Veja o que cai no concurso Escola Naval 2023

Confira detalhes sobre as provas do certame

A Marinha do Brasil divulgou a abertura de 67 vagas para o Concurso Escola Naval 2023. Aliás, que são destinadas a candidatos de nível médio de escolaridade e voltadas para jovens de 18 a 22 anos, de ambos os sexos.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, o cargo disponível é de Aspirante a Oficial. De modo que 57 admissões serão entre homens e 12 entre mulheres, além de que 13 do total são reservadas para participantes negros.

Confira mais sobre o concurso Escola Naval 2023

Como esperado, o processo seletivo vai contar com algumas etapas de caráter eliminatório e classificatório. Assim, sendo que a primeira etapa é composta por uma prova objetiva com questões de múltipla escolha.

Via de regra, os conteúdos que serão cobrados ficam dispostos publicamente no edital. Dessa forma, os estudantes podem conferi-los a qualquer momento para iniciar a sua rotina de estudos. Porém, às vezes, é mais interessante se utilizar de outras plataformas que resumem bem o que, de fato, cai no concurso Escola Naval 2023.

Primeiro dia do concurso Escola Naval 2023

No primeiro dia de avaliação, o participante deve se apresentar preparado para responder perguntas sobre inglês e matemática. Principalmente no que diz respeito à interpretação simples e álgebra, respectivamente.

No total, serão 40 questões valendo 100 pontos, sendo 22 de matemática e 18 de inglês. Cada uma dessas disciplinas, ainda, contém um peso específico que vai influenciar na nota final. Assim, de modo que foi estabelecido 2,5 para ambas.

Lembrando que é muito importante iniciar o estudo com os cálculos básicos, pois eles são essenciais para resolver enunciados mais complexos. Essa ressalva é válida visto o grande número de estudantes que reprovam por erros simples, por exemplo, em uma conta de multiplicação.

Segundo dia

No dia seguinte, as matérias exigidas são de português e física. Desse modo, contando, em conjunto, com um total de 40 questões, sendo 18 da primeira e 22 da segunda. Aqui, para o concurso Escola Naval 2023, é interessante estudar ortografia e interpretação de texto, o que também pode ajudar nas outras disciplinas.

Da mesma maneira, cada uma vai contar com 2,5 de peso por pergunta, totalizando 100 pontos. Para mais, nesse mesmo dia, o participante deverá entregar uma redação escrita a mão sobre o tema proposto.

Desse modo, praticar a escrita se torna crucial para a aprovação. Uma vez que, a construção de um texto acadêmico dissertativo requer bastante treino e dominação tanto da técnica quanto do assunto.

Outras etapas

Para fins de conhecimentos, o processo seletivo terá mais 6 etapas de caráter eliminatório em que o pré-aprovado será submetido antes da real admissão. Obviamente, o mesmo precisa atender a todos os critérios relacionados.

De modo geral, a fase seguinte é de Verificação de Dados Biográficos, seguida a Inspeção de Saúde, depois o Teste de Aptidão Física, a Avaliação Psicológica, a Verificação de Documentos. Por fim, há o Processo de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.

Em síntese, este último funciona a partir de uma banca avaliadora composta por negros. Assim, eles serão os responsáveis por analisar a cor da pele e os traços negroides dos classificados, com o intuito de evitar fraudes na reserva de cotas.

Pré-requisitos

Além de saber o que cai no concurso Escola Naval 2023, os requisitos terminam por ser o próximo informe mais importante. O primeiro critério é ser brasileiro nato e, com isso, ser maior de 18 anos e menor que 23.

Para mais, nenhum candidato pode ser casado ou constituir união estável no período vigente da formação. Além disso, não pode ter filhos e deve ter concluído o ensino médio dentro das normas do Ministério da Educação.

Remuneração do Aspirante a Oficial

Por fim, a remuneração é um fato que instiga muitos cidadãos a prestar para o concurso Escola Naval 2023. Afinal de contas, o seu montante é relativamente alto e proporciona uma boa qualidade de vida para quem o recebe.

Logo, entender o que cai na prova é garantir não apenas a aprovação, mas também um salário aproximado que varia de 10 mil a 12 mil reais por mês. Isso, sem contar com os benefícios previstos para o futuro servidor.

Com isso, então, o classificado recebe auxílio alimentação, uniforme, plano de saúde médico e odontológico. Além disso, outros benefícios incluem se servir de uma assistência psicológica, social e até mesmo religiosa, independentemente quais sejam as suas crenças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.