Não é de hoje que as plantas denominam os gostos de muitas pessoas. A jardinagem possibilita contato com a natureza, além de ser uma prática terapêutica e uma grande aliada na decoração de ambientes. O cultivo de plantas é, então, uma tendência cada vez mais forte nas casas brasileiras. Elas deixam o lar com aspecto mais alegre e sofisticado, dando, ainda, sensação de aconchego. Dentre as queridinhas das plantas, estão as suculentas. Suas variadas formas encantam pela beleza e praticidade. Você tem uma suculenta e quer saber mais sobre os cuidados com ela? Veja como deixar suas suculentas sempre saudáveis e lindas aqui, no Dicas Incríveis.
As suculentas
As suculentas são aquelas plantas charmosas e fáceis de serem cuidadas. Elas estão sempre presentes na casa dos apaixonados pela jardinagem. Apesar da sua praticidade, essa planta possui algumas características importantes. Por isso, aprenda mais sobre essas particulares e veja como deixar suas suculentas sempre saudáveis e lindas.
Geralmente, as suculentas não precisam de rega diária por possuírem água em seus organismos, possibilitando, então, maior período sem essa manutenção. Mas atenção! As suculentas precisam, sim, serem regadas. A falta total de água pode impossibilitar a sobrevivência da planta.
A indicação, então, é regá-las uma vez a cada uma ou duas semanas nos dias mais quentes. Durante as estações frias, a rega pode acontecer uma vez a cada três ou quatro semanas.
Outra característica importante é a necessidade de luz solar. As suculentas se adaptam a diferentes locais, mas é necessário que elas tenham, então, algum contato com luminosidade, mesmo que indireta.
Sobre o plantio, a suculenta é versátil e cabe em qualquer tipo de vaso, desde os menores até os mais grandes. Por isso, é comum encontrarmos diferentes espécies da planta em recipientes pequenos, perfeitos para uma decoração mais delicada. Além disso, as suculentas “pegam” facilmente, sendo de fácil plantio.
Os tipos mais comuns de suculentas
Seja pela mistura de cores, texturas ou pela combinação com outras espécies, as suculentas encantam por onde florescem. Existem uma grande variedade delas disponíveis para cultivar.
Antes de você ver como deixar suas suculentas sempre saudáveis e lindas, vamos listar, então, alguns tipos mais comuns (e não menos bonitos) nas casas e lares.
Rosa de Pedra
Essa suculenta possui formato semelhante a uma rosa tradicional, daí vem, então, o seu nome popular. Sua coloração pode ser encontrada nas cores verde azulada e também em tons mais escuros, com toques castanhos.
Rabo-de-Burro
Esse tipo de suculenta tem caimento pendente, ideais, então, para seu cultivo em jardins verticais. Sua flores podem variar entre tons de verde e amarelo, e são sempre muito pontiagudas.
Zebra
A zebra é uma suculenta com folhas em tom verde-escuro pontiagudas, com listras brancas. Sua estrutura é bem resistente, mas deve-se, então, ficar atento para o excesso de água nesse tipo de planta.
Veja como deixar suas suculentas sempre saudáveis e lindas
Agora que você já conhece as características e alguns tipos mais comuns de suculenta, está na hora de saber, então, mais detalhes do cuidado que deve ter com a planta. Veja como deixar suas suculentas sempre saudáveis e lindas.
Misture areia ao substrato
As suculentas têm tendência a solos leves e drenáveis. Misture, então, areias com o substrato e faça um cultivo mais adequado para as plantas. Pode ser qualquer tipo de areia, exceto a de praia.
Use casca de ovo como adubo
A casca de ovo é rica em cálcio, nutriente indicado para o cultivo de plantas de sol, como as suculentas. Triturar a casca do ovo e colocá-la como adubo vai deixar, então, as folhas e caules mais duros e resistentes.
Cuidado ao regar
Evite jogar água nas folhas das suculentas, pois elas podem apodrecer. Como já falamos, o excesso ou a falta total de água podem trazer vários problemas para a sua planta.
Antes de regá-la, confira se a terra está seca. Não molhe a suculenta se a terra ainda estiver úmida.
Vasos com furo
Apesar de serem adaptáveis na hora do cultivo, prefira plantar as suculentas em vasos que possuem furos embaixo. Assim, a planta terá uma drenagem mais regular, evitando, então, o acúmulo de água, o que pode ser nocivo para a planta.
O sucesso para cuidar bem das plantas é ficar atento aos sinais que elas dão, como a coloração das folhas e forma de crescimento. Com essas dicas, você terá suculentas ainda mais bonitas para a sua decoração. Leia atentamente as sugestões e veja como deixar suas suculentas sempre saudáveis e lindas.