Contabilizar os custos é de extrema importância para a gestão financeira de uma empresa. Uma vez que, saber como funciona pode ajudar muito no crescimento dos negócios. Por isso que hoje, nós indicaremos como contabilizar os custos da empresa.
Avaliar os custos do seu próprio negócio significa saber todas os itens de saída que fazem parte do custo dos produtos e/ou serviços. Assim, desta forma ter condições de fazer comparações com as entradas. Logo ao avaliar os custos, possibilita uma avaliação mais minuciosa das possibilidades orçamentárias considerando as operações envolvidas.
Qual a importância de saber sobre os custos de uma empresa?
Em primeiro lugar, obter conhecimento sobre os custos da empresa possibilita que o gestor acompanhe a evolução dos seus produtos e/ou serviços. Além disso, pode se propor metas para determinado período, considerando o planejamento estabelecido.
O estabelecimento do custo de um produto e/ou serviço poderá ser o grande diferencial para direcionar o preço de venda de forma adequada. Assim, é preciso conhecer inicialmente qual é a diferença entre custo, gasto e despesa:
- Gasto: é qualquer quantia que sai do caixa, independente da sua razão;
- Despesa: é a quantia necessária para manter a estrutura da empresa em funcionamento, mas que não dependem na produção de produtos para a venda;
- Custo de produção: envolve valores que estão relacionados com a produção, ou seja: gastos com mão-de-obra, limpeza, compra de insumos, compra ou fabricação de mercadorias, entre tantos outros.
Para que seja feita uma boa gestão financeira em sua empresa, o conhecimento sobre os custos possibilita separá-los de forma a construir um orçamento de produção.
Veja: Se você aumentar o preço dos produtos e a quantidade de venda se mantém inalterada, significa que os clientes estão realmente pagando pela qualidade do produto. Mas, se o contrário acontecer, é preciso que você reveja as estratégias de produção para não impactarem na qualidade dos produtos e nem no seu preço de venda.
Quais são os tipos de custos existentes na empresa?
?Os principais custos da empresa são divididos em categorias que facilitam na separação dos gastos de produção. Assim, apresentamos na sequência os tipos de custos existentes na empresa:
- Custos diretos: são aqueles envolvidos na produção. Entre eles podemos citar: insumos, mão de obra, embalagem;
- Custos variáveis: são aqueles que estão relacionados diretamente com o volume de produção. Ou seja, quanto maior a produção, maior será a exigência de materiais como os citados nos custos de produção. Muitas vezes eles já são incluídos em conjunto com os custos diretos;
- Custos indiretos: são aqueles que se relacionam com o produto, mas não com a produção. Entre eles estão: locação, água, eletricidade, pagamento de colaboradores que atuam na produção;
- Custos fixos: são aqueles que permitem que a empresa continue funcionando mesmo que não haja produção.
Como fazer para contabilizar os custos da empresa de forma adequada?
A partir da determinação correta de cada tipo de custo, é possível calcular o custo unitário de cada produto. Além disso, também estabelecer o método de rateio que mais se encaixa na situação da sua empresa.
Entre os métodos de rateio mais conhecidos tem se:
- Custeio por absorção: envolve todos os custos relacionados ao produto bem como a sua fabricação, sejam eles diretos ou indiretos. E assim, os gastos são distribuídos em todos os produtos;
- Custeio direto: envolve somente os custos variáveis. Dessa forma, os custos fixos são considerados como despesa.
Considerando que os custos ocorrem a partir das atividades que a empresa desempenha, essas ações são consumidas pelos próprios produtos gerados na empresa. Assim, o método mais útil é de absorção.
Como organizar? de forma adequada a contabilidade dos custos no sistema de gestão?
Normalmente essa atividade é feita pelo contador. Afinal de contas, é ele a pessoa que vai entender de realizar esses cálculos, além de analisá-los e criar cenários relacionados como o momento atual da empresa.
Por isso, procure estar sempre alinhado com o seu contador, e desta forma tornar possível a elaboração de um planejamento que possibilite estar sempre atualizado com a realidade da empresa. Desse modo, utilizando sempre ferramentas que otimizem da melhor forma esse processo.
Se você tiver um sistema de gestão integrado, ainda será mais fácil a organizar a contabilização dos custos da empresa.
Esperamos que o artigo contribua para que a sua empresa cresça saudável. Assim, reconhecendo todos os custos envolvidos na produção, e desta forma, tendo possibilidade de precificar os produtos de forma a atender as expectativas.