O Governo Federal anunciou, no final da última semana, a liberação de mais uma parcela do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Desde então, alguns usuários passaram a ter dúvidas sobre o processo de consulta ao saldo. Isso porque alguns cidadãos nem sabem se possuem algum valor para retirar.
De acordo com as regras gerais do FGTS, nem todos os trabalhadores que possuem carteira assinada podem retirar esse dinheiro. Apenas as pessoas que tenham algum saldo terão essa oportunidade. A boa notícia para esses cidadãos é que eles não precisam sair de casa para fazer essa consulta. É possível saber essa informação pelo celular.
Passo a passo
De acordo com as regras gerais, o primeiro passo é baixar o aplicativo. Ele leva o nome do FGTS e está disponível em todas as lojas de apps. O download é gratuito e poderá ser feito em qualquer rede de internet. Logo depois de baixar, o usuário precisa clicar no botão “continuar”.
Neste momento, o próprio aplicativo vai gerar a mensagem “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar sessão”. O cidadão precisará clicar neste item e informar o CPF na área do login. Logo depois, ele precisará inserir a senha. É a mesma que ele usa no sistema gov.br.
Caso o cidadão não lembre desses dados, ele pode clicar na opção de “esqueci a senha”, seguir os passos do sistema, criar uma nova e retornar para esta etapa inicial. Caso ele ainda não tenha login no sistema gov.br, ele precisará criar um.
Neste momento, o processo pode ficar diferente a depender de cada caso. O sistema do aplicativo poderá pedir novas informações para o cidadão. Eles podem exigir, por exemplo, que o usuário insira dados do seu histórico profissional.
Feito isso, o cidadão passa a ter acesso aos seus saldos. Ele poderá ver quanto é que ele tem disponível de valores da sua empresa, e também dos seus trabalhos anteriores. Então ele poderá saber se poderá pegar algum dinheiro nesta nova leva de liberações.
O que é o FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de fundo que visa proteger o trabalhador em possíveis momentos de crise. Por isso, esse é um dinheiro que fica disponível para as pessoas que foram demitidas sem justa causa.
Sempre no início de cada mês, o empregador precisa depositar o valor equivalente a 8% do salário do funcionário em uma conta da Caixa. O saldo total do FGTS nada mais é do que soma de todos esses depósitos.
No caso específico desta nova fase de liberação do Governo, os saques poderão acontecer entre os dias 20 de abril e 15 de junho. De qualquer forma, o Planalto garante que o dinheiro estará disponível para saques até o dia 15 de dezembro.
É importante lembrar que ninguém tem obrigação de sacar essa quantia. Portanto, isso quer dizer que se o cidadão não quer pegar esse montante agora, ele pode fazer a opção de não mexer na quantia. Assim, depois do dia 15 de dezembro, o dinheiro volta para os cofres da União.