Hoje passaremos algumas informações para você ver o calendário atualizado da restituição do Imposto de Renda 2023.
O Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é uma responsabilidade anual que muitos contribuintes brasileiros precisam enfrentar. Contudo, uma das partes mais esperadas desse processo é a restituição do IR, que oferece um alívio financeiro para muitos.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações, para que você saiba tudo o que precisa sobre o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é a restituição do Imposto de Renda 2023?
Primeiramente, antes de entender o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023, é importante entender no que consiste essa devolução.
Assim sendo, a restituição do Imposto de Renda é um processo em que o contribuinte recebe de volta parte do valor que pagou ao Governo no ano anterior, o qual é o ano que o Governo considera para o pagamento do tributo.
Dessa forma, esse reembolso ocorre quando a Receita Federal identifica que o valor retido foi maior do que o devido. Em outras palavras, é como um ressarcimento pelo pagamento excessivo de impostos.
Veja calendário atualizado da restituição do Imposto de Renda 2023
Ademais, a Receita Federal já iniciou o pagamento da restituição do Imposto de Renda referente ao ano de 2023.
Dessa forma, o calendário de restituição define como dados os valores que a autarquia irá depositar nas contas dos contribuintes com direito a essa devolução.
Assim sendo, até o momento, a RF já finalizou o pagamento de 3 lotes, sendo que o quarto estará disponível para consulta e saque no final deste mês.
Desse modo, confira abaixo o calendário atualizado da restituição do Imposto de Renda 2023:
- 1º lote: disponível para saque em 31 de maio, contemplou 4.129.925 contribuintes.
- 2º lote: disponível no dia 30 de junho, beneficiou 5.138.476 contribuintes.
- 3º lote: disponível em 31 de julho, incluiu 5.632.036 contribuintes.
- 4º lote: previsto para 31 de agosto.
- 5º lote: previsão de pagamento em 29 de setembro.
Além disso, vale ressaltar que, bem como os 3 primeiros, os 2 últimos lotes estarão disponíveis para consulta alguns dias antes do depósito.
Existem critérios de prioridade na restituição?
Assim como em todos os anos, os pagamentos da restituição do IR 2023 também seguem uma ordem de prioridade que a Receita Federal estabelece.
Sendo assim, a RF classifica os beneficiários da seguinte forma:
- Idosos acima de 80 anos.
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos.
- Contribuintes com deficiência ou moléstia grave.
- Contribuintes cuja maior renda seja proveniente do magistério.
- Quem optou pela declaração pré-preenchida e/ou por receber por Pix.
- Demais contribuintes.
Entretanto, esses critérios de prioridade só estavam vigentes nos 3 primeiros lotes de restituição. Ou seja, nos 4.º e 5.º lotes, não haverá prioridade, todos que tiverem direito, poderão receber.
Como consultar o status da restituição do IR?
Conforme todos já devem saber, a consulta ao status da restituição do Imposto de Renda 2023 é um processo importante para os contribuintes acompanharem o andamento do seu reembolso.
Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Escolha a opção “Consultar a Restituição”;
- Finalmente, o contribuinte pode realizar a consulta de forma simplificada ou completa, utilizando o extrato de processamento no e-CAC.
Veja como funciona o pagamento
O processo de restituição do imposto de renda é descomplicado. A Receita Federal efetua o reembolso diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda. No entanto, caso ocorra alguma situação excepcional em que o depósito não seja concluído com sucesso, não há motivo para preocupação. Os valores referentes à restituição permanecem acessíveis para resgate por um período de até um ano, e essa operação pode ser realizada por meio do Banco do Brasil. Dessa forma, mesmo se surgirem imprevistos no processo inicial, você ainda terá a oportunidade de receber a restituição a que tem direito, garantindo que nenhum valor seja perdido.
Confira dicas de como usar os valores da restituição
Por fim, a restituição do Imposto de Renda pode ser uma ótima oportunidade para realizar investimentos, quitar dívidas ou realizar outros objetivos financeiros. No entanto, é importante lembrar que essa restituição não é garantida e pode variar a cada ano, dependendo de diversos fatores.
Bem como visto, a restituição do Imposto de Renda 2023 é um alívio para muitos contribuintes, e entender o calendário de pagamentos, a ordem de prioridade e como fazer a consulta é fundamental para acompanhar esse processo.
Além disso, lembre-se de sempre realizar sua declaração com atenção e buscar informações atualizadas para garantir que tudo saia no planejado.
Agora que você já conferiu o calendário atualizado da restituição do Imposto de Renda 2023, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!