O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de uma série de benefícios que são concedidos à população brasileira. Além da aposentadoria, o benefício da pensão é certamente um dos mais conhecidos.
Além do recebimento do valor da pensão, os pensionistas também podem adquirir um leque de benefícios. Porém, ainda são muitos os segurados que não conhecem os direitos que podem obter como um pensionista, nem mesmo de como usufruir destes benefícios.
Neste artigo, segue uma lista com ao menos 5 direitos que diversos pensionistas do INSS podem obter sem se comprometer.
É possível acumular alguns benefícios, desde que se possua acesso ao Cadastro Único. Esse é um dos direitos que tanto os aposentados como pensionistas do INSS que pouco conhecem e em muitos casos eles até tem receios em realizar a solicitação, já que muitos pensam que eles vão perder a aposentadoria ou pensão.
Isso acaba sendo uma grande vantagem, que permite o recebimento de mais uma pensão previdenciária e mesmo se aposentar normalmente. Entre alguns dos acúmulos de benefícios que estão disponíveis, seguem os abaixo:
Além disso, também é possível acumular a pensão por morte com a aposentadoria sem que ocorra qualquer tipo de imprevisto.
Assim como o acúmulo de benefícios, também é possível que os pensionistas e aposentados do INSS tenham acesso ao empréstimo consignado. Esse inclusive tem como principal foco o público que é idoso e recebe pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social.
O valor do empréstimo será descontado diretamente na folha de pagamento do benefício todos os meses. É possível solicitar esse empréstimo que se destaca em comparação com os concorrentes no mercado, como os bancos que costumam oferecer empréstimos com juros muito mais altos ao mês.
Muitos pensionistas acreditam que ao estabelecer um novo patrimônio, isso irá causar alguma interferência em relação à pensão por morte, o que não é verdade.
No entanto, tanto a viúva como o viúvo, possuem, sim, totais direitos de se casar novamente sem que a união matrimonial atrapalhe a pensão por morte que está recebendo de seu antigo casamento.