As vendas continuam crescendo no varejo
Houve um notável crescimento das vendas do varejo, é o que mostra os dados do IBGE.
As vendas continuam crescendo no varejo, o aumento foi de 5,2% só no mês de julho, após a alta de junho de 8,5% e 13,3% em Maio.
É o que mostra a pesquisa realizada pelo IBGE no mês de Julho.
Portanto, encerrando assim o crescimento em Julho, com uma média móvel trimestral de 8,7%.
Porém, foi feita uma comparação com o ano anterior (2019) e o crescimento foi de 5,5% em relação ao mesmo período.
Já no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças de material de construção, o crescimento foi de 7,2% em relação a Junho.
Impactos no comércio varejista
Os resultados mostraram pelo terceiro mês consecutivo, menor impacto no comércio durante o isolamento social.
Do total das empresas entrevistadas, 8,1% relataram impacto em suas receitas em julho por conta das medidas de isolamento, somente cerca de 26,4% das empresas justificaram a variação da receita o coronavírus como a causa.
Atividades que tiveram em alta
De junho para julho, no comércio varejista houve alta em sete das oito atividades:
- Livros, jornais, revistas e papelaria (26,1%)
- Tecidos, vestuário e calçados (25,2%)
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (11,4%)
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,1%)
- Combustíveis e lubrificantes (6,2%)
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,0%)
- Móveis e eletrodomésticos (4,5%)
Dicas de tendências para o varejo
Portanto, a seguir vamos dar algumas dicas de tendências no varejo em 2020 e de como a tecnologia pode ajudar nesse momento.
- Ter uma marca com valores.
- Personalizar seus produtos – o diferencial nos dias de hoje é essencial.
- Agilidade na entrega – o delivery além de ter aumentado na pandemia, facilitou para que as entregas sejam entregues mais rápidas.
- Investimento no e-commerce – O e-commerce já é considerado o shopping center virtual, tornando o seu site uma vitrine para os compradores.
- Investimento em sistemas (ERP) e simplificando as formas de pagamento, e automatizando esses processos.
- Adquirir métodos que tornem seus pagamentos mais seguros, impedindo assim fraudes, deixando assim o cliente mais seguro.
- Analise bem seus clientes, entenda suas necessidades e crie estratégias de vendas relacionados a eles, e seus gostos.
Sistema de Gestão
O CRM ajuda a sua empresa a vender mais em menos tempo, de forma inteligente ele realiza tarefas simples de forma automatizada, ou seja, ajuda a equipe a focar em outros pontos importantes como a conversão de vendas.
Ajudando todo seu time de vendas a captar oportunidades, negociar e fechar vendas de forma rápida, organizada e bem definida.
Varejo online
Lojas que estão presentes tanto no físico quanto no virtual se completam, com a crise do Covid 19 muitas empresas migraram para o mundo digital.
Porém, os consumidores também mudaram sua forma de realizar compras, com o isolamento social, muitos começaram a comprar somente pela internet.
Uma pesquisa realizada pela Criteo, mostra que as compras realizadas por aplicativos correspondem a 30% das vendas feitas através de dispositivos móveis.
Ou seja, isso mostra que o varejo on line veio para ficar e que sua loja precisa se adequar para não perder vendas.
Essas são algumas dicas de como se inovar no mercado digital e se destacar.
Mas e a sua loja, já está no ambiente virtual?