As vantagens e desvantagens da agenda de papel podem lhe ajudar a escolher a melhor forma de se organizar. Afinal, sabemos que existem pessoas que amam as agendas digitais, enquanto outras preferem as opções de papel. Assim sendo, se você tem dúvida sobre qual a melhor alternativa para o seu caso, confira as nossas listas de hoje e coloque tudo na “balança” na hora de tomar a sua decisão. Vamos lá!
Vantagens e desvantagens da agenda de papel
As vantagens e desvantagens da agenda de papel são inúmeras. Cabe a você avaliar o peso de cada uma delas, visando tomar uma decisão que lhe ajude a manter uma rotina organizada, seja no trabalho ou nos estudos. Confira:
Vantagens
São diversas as vantagens que uma agenda de papel pode proporcionar para nós. Veja se as vantagens abaixo fazem sentido para você:
- É fácil inserir novas informações: Você só precisa de um lápis ou caneta para já inserir uma informação importante na sua agenda. Não precisa abrir aplicativos, nem conectar o celular à internet. É só abrir a agenda e anotar.
- Auxilia na hora de ter uma visão geral das atividades: Uma agenda de papel pode ajudar na hora de ter uma visão geral das demandas do dia ou da semana, por exemplo. Afinal, basta abri-la para enxergar tudo anotadinho.
- Não precisa de bateria: Você não precisa se preocupar com a bateria da sua agenda… Ela estará sempre ali, pronta para ser usada.
- Não cansa os olhos: Não é uma tela digital que pode cansar os seus olhos ou sobrecarregar o seu cérebro com diversos estímulos diferentes.
- Auxilia na memorização de determinadas informações: Quando usamos a mão para escrever uma informação, nosso cérebro recebe mais estímulos nesse sentido. Assim, a chance de retermos informações sobre uma anotação é ainda maior.
- Simplicidade de uso: Você não terá grandes dificuldades na hora de usar esse tipo de agenda, não é mesmo?
- Não precisa de conexão à internet: Você não precisará se preocupar com a conexão à internet, afinal, a sua agenda estará disponível 24 horas.
Desvantagens
Quanto às desvantagens, veja abaixo quais são as principais e coloque tudo na balança:
- É difícil fazer alterações: Apesar de haver a opção de escrever à lápis, se você optar pela caneta será muito difícil fazer alterações.
- Pode ser esquecida em casa: Se você esquecer a sua agenda em casa, será que saberá lidar com isso no decorrer do dia?
- Ocupa espaço físico: Você terá que levar a agenda na sua bolsa, e dependendo do local que estiver indo, esse espaço ocupado pode ser valioso.
- Pode ter pouco espaço disponível: Pode ser que algumas páginas tenham pouco espaço disponível, dificultando na hora de preencher com informações importantes.
- Não possui a função de notificação: Você terá que ter o hábito de abrir a sua agenda ao longo do dia, a fim de se certificar de que cumpriu tudo. Afinal, ela não tem notificações…
Agora que você conheceu algumas vantagens e desvantagens da agenda de papel, é hora de tomar a sua decisão: será que ela vale a pena para você?