O Ministério da Cidadania iniciou no último dia 14 os pagamentos do vale gás às famílias de direito. O benefício visa ajudar os cidadãos em situação de vulnerabilidade na compra do botijão de gás de 13 kg, mas há alguns questionamentos quanto ao não recebimento do auxílio.
Os depósitos estão sendo realizados nas contas poupanças digitais do aplicativo Caixa Tem. Neste mês de fevereiro, o benefício está sendo concedido no valor de R$ 50. Nesta segunda-feira (21), o benefício será concedido aos cidadãos com o final do NIS (Número de Identificação Social) 6.
Veja também: Auxílio de R$400 e Vale-Gás de R$50 são liberados; veja quem pode receber os dois
Por que não recebi o vale-gás em fevereiro?
Previamente, o contemplado deve se certificar de que o seu benefício foi liberado por meio do calendário de pagamentos. Veja a seguir:
- NIS final 1: 14 de fevereiro;
- NIS final 2: 15 de fevereiro;
- NIS final 3: 16 de fevereiro;
- NIS final 4: 17 de fevereiro;
- NIS final 5: 18 de fevereiro;
- NIS final 6: 21 de fevereiro;
- NIS final 7: 22 de fevereiro;
- NIS final 8: 23 de fevereiro;
- NIS final 9: 24 de fevereiro;
- NIS final 0: 25 de fevereiro.
Passada a data de concessão do benefício, caso o governo não tenha efetuado o depósito, outras situações devem ser consideradas. É preciso verificar se ainda corresponde aos critérios de elegibilidade do programa, por exemplo, sendo:
- Estar devidamente inscrita no Cadúnico;
- Possuir renda mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 606 em 2022);
- Possuir ao menos um integrante na família beneficiário do BPC/Loas;
- Ter entre os integrantes do grupo familiar mulher vítima de violência doméstica que esteja sob o monitoramento de medida protetiva de urgência.
Além disso, é preciso destacar que nem todas as famílias que se encaixam nos requisitos estabelecidos pelo governo estão recebendo o vale gás. Isso porque, o Ministério da Cidadania está selecionando os cidadãos elegíveis de forma gradativa.
Por fim, ainda há possibilidade de o benefício ser suspenso. Isto ocorre, caso seja encontrado alguma irregularidade no cadastro do beneficiário, ou descumprimento de algum requisito exigido no programa.