Mais usuários deverão passar a fazer parte da folha de pagamentos do vale-gás nacional neste mês de abril. Quem faz a projeção é o próprio Governo Federal. De acordo com informações de bastidores, novas seleções deverão ser divulgadas dentro de mais alguns dias. Ainda não há uma data exata.
Assim como também não há um número exato de novas entradas. O Ministério da Cidadania aponta que no último mês de fevereiro, pouco menos de 6 milhões de pessoas receberam o vale-gás nacional em todas as unidades da federação do país. Já naquela época, a promessa era de aumento no número de usuários.
Tecnicamente falando, o Governo Federal não tem obrigação de inserir mais gente no vale-gás nacional. O projeto afirma que o Planalto pode fazer inserções na medida em que se abre espaço no orçamento para que seja possível colocar mais gente dentro do programa social.
Portanto, a entrada de novas pessoas no benefício depende necessariamente do espaço que o Governo terá no orçamento. A projeção inicial é de que existirá uma pequena liberação que permitirá novas entradas. Aliás, foi justamente isso o que aconteceu entre os pagamentos dos meses de janeiro e fevereiro.
Todavia, a confirmação oficial dessa informação ainda não aconteceu de fato. Membros do Ministério da Cidadania devem se reunir ainda nesta semana para discutir os números de novas entradas e divulgar os detalhes nesta ou, no máximo, na próxima semana. Os pagamentos começam no dia 14 de abril.
Fila de espera
Inicialmente, o vale-gás nacional foi oficialmente projetado pelo Congresso Nacional para atender pouco mais de 24 milhões de brasileiros. No entanto, apenas pouco menos de 6 milhões estão recebendo o dinheiro de fato.
O Governo afirma que pouco mais de 18 milhões de pessoas estão neste momento na fila de espera para entrar no programa. São brasileiros que atendem todas as regras de entrada do projeto, mas que por falta de espaço no orçamento ainda não receberam nada.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o plano agora é equiparar o número de usuários do vale-gás nacional com os do Auxílio Brasil, que atende atualmente pouco mais de 18 milhões de pessoas. Mas isso só deve acontecer mesmo a partir de 2023.
Vale-Gás
Os pagamentos do vale-gás nacional começaram oficialmente no final do último mês de dezembro do ano passado. Naquela ocasião, apenas as pessoas que moravam em áreas fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que puderam receber o benefício.
Isso começou a mudar a partir deste ano de 2022. De acordo com as informações oficiais, pouco mais de 5 milhões de pessoas entraram no benefício desde janeiro. A tendência é que o número aumente nos próximos meses.
O vale-gás paga sempre ao menos a metade do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. O Governo Federal pode pagar um pouco mais do que isso, mas jamais menos. É o que diz a lei que criou o programa.