O Governo Federal iniciou nesta última terça-feira (18) os pagamentos do seu vale-gás nacional neste mês de janeiro. Os repasses começaram ainda no ano passado apenas para as pessoas que moram em regiões atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Mas a grande maioria dos usuários começa a receber agora.
De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, algo em torno de 5,4 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício em janeiro. São brasileiros que atendem a todas as regras do programa. Eles estão no Cadúnico e possuem uma renda per capita de menos de meio salário mínimo.
O fato, no entanto, é que nem todo mundo que obedece essas regras está podendo receber esse benefício neste momento. Isso está levantando muitas dúvidas. “Eu estou no Cadúnico desde 2017 e minha renda per capita é de R$ 0. Por que ainda não estou recebendo o vale-gás?”, perguntou uma usuária em uma rede social.
De acordo com o Governo Federal, o orçamento atual do programa não permite atender todo mundo que tem direito ao benefício. Então eles tiveram que fazer uma delimitação nova para pegar apenas uma parte desses usuários. Os outros irão precisar esperar para saber se poderão entrar depois.
Por meio de um decreto, o Governo Federal decidiu dar prioridade para as pessoas que já fazem parte do Auxílio Emergencial. Além disso, terão preferência também os que possuem as rendas per capitas mais baixas. Por fim, eles também darão mais chances para as famílias mais numerosas.
Qual seria o número correto
Em entrevistas recentes, membros do PT, que foram responsáveis pela criação do projeto, disseram que o vale-gás nacional deveria chegar a cerca de 24 milhões de pessoas. Esse seria o número de brasileiros que teriam direito ao benefício.
Porém, o Governo Federal só deve atender cerca de 5,4 milhões. Isso quer dizer portanto que a grande maioria dos usuários que têm direito ao projeto vai ficar de fora pelo menos neste primeiro momento.
Vale lembrar que o Governo Federal está pagando o vale-gás nacional no valor de R$ 52 apenas para os usuários do Auxílio Brasil e também alguns cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Promessas no vale-gás
O Governo Federal vem prometendo que a situação não seguirá dessa forma. Eles afirmam estar de olho no que está acontecendo e nas críticas em torno do tema também. Sobre a quantidade de usuários, eles estão fazendo uma série de promessas.
A ideia, de acordo com eles, é ir aumentando o número de beneficiários do vale-gás nacional de forma gradativa. Então a cada mês que for passando, eles pretendem inserir
novas pessoas. Pelo menos esse é o objetivo central neste momento.
Mas esse processo tende a ser bem lento. De acordo com o próprio Governo Federal, a ideia é mesmo fazer com que o programa atende cerca de 17 milhões de pessoas apenas por volta de setembro de 2023.