O Programa Vale Gás dos Brasileiros começa oficialmente amanhã (18). Cerca de 5,4 milhões de famílias serão atendidas pelo Governo Federal com um benefício de R$ 52 para ajudar na compra do botijão de gás de 13kg.
O valor do abono pode sofrer variações conforme o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado nacional, correspondendo a apenas 50%. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses do benefício.
Veja também: Auxílio emergencial: Após 90 dias sem pagamentos, benefício pode voltar?
Como sacar o vale gás
Assim como o pagamento, o saque deve ser realizado da mesma forma que ocorre com os benefícios do Auxílio Brasil. Neste caso, as pessoas que recebem pelo aplicativo Caixa Tem poderão acessar o vale gás direto pela plataforma, podendo usar o token de resgate do benefício.
Da mesma forma, aqueles que recebem o abono do antigo Bolsa Família pelo cartão do programa, terão acesso ao auxílio gás pela ferramenta, podendo ser utilizada em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa.
É importante salientar que o vale-gás é um programa volátil. Isso significa que todos os meses novas pessoas terão a chance de fazer parte do projeto. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está prometendo.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos do Auxílio Gás seguirão as mesmas datas de repasses do benefício do Auxílio Brasil. Neste caso, o cronograma se inicia nesta terça-feira, 18 de janeiro de 2022, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Vale ressaltar que as famílias dos municípios atingidos pelas chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais tiveram o pagamento do benefício iniciado no dia 27 de dezembro de 2021.
- NIS com final 1 – 18/1;
- NIS com final 2 – 19/1;
- NIS com final 3 – 20/1;
- NIS com final 4 – 21/1;
- NIS com final 5 – 24/1;
- NIS com final 6 – 25/1;
- NIS com final 7 – 26/1;
- NIS com final 8 – 27/1;
- NIS com final 9 – 28/1;
- NIS com final 0 – 31/1.
Por fim, caso queira consultar o seu benefício, basta acessar os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, ou o Atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 111.