O Governo Federal está retomando nesta segunda-feira (21) os repasses do vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas estão na folha de pagamento do programa neste mês de fevereiro. Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6.
O fato é que mesmo depois da metade da segunda rodada de pagamentos do ano, muita gente ainda está em dúvidas sobre as regras do programa. Pelas redes sociais, um cidadão que foi atingido pelas fortes chuvas em Petrópolis fez a seguinte questão. “Eu perdi tudo. O Governo vai me pagar o Auxílio gás?”.
De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, tudo vai depender da sua situação. Você está na folha de pagamento de fevereiro? Então você vai receber o benefício. Caso contrário, você não vai receber. Isso mesmo que você more em Petrópolis e tenha perdido tudo por causa das fortes chuvas.
Acontece que pelo menos até este momento, o Governo Federal não anunciou nenhum tipo de pagamento extra do vale-gás para esse público. A confusão acontece porque no ano passado, o Planalto decidiu antecipar os repasses desse benefício para os usuários que moravam em áreas atingidas pelas chuvas em regiões da Bahia e de Minas Gerais.
Porém, aquilo aconteceu em um outro momento e funcionou apenas como uma antecipação. O Governo só iria iniciar os pagamentos em janeiro desde ano, porém, decidiu antecipa-lo para as pessoas residentes na região atingida. Agora, a situação é diferente. Acontece que eles já estão pagando o vale-gás nesta semana. Dessa forma, não teriam como antecipar algo que já está sendo repassado neste momento.
Situação em Petrópolis
Pelo menos até a publicação desta matéria o que se sabe é que o número de óbitos confirmados na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, é de mais de 170. Esse já é, portanto, o maior desastre da história do município.
O que se sabe neste momento é que essas pessoas estão recebendo alguns benefícios. De acordo com a Caixa Econômica Federal, esses cidadãos estão podendo resgatar os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Existem também outros projetos sociais de caráter estadual, federal e municipal que estão ainda no papel. Até aqui, nenhum deles fala da efetiva entrega de dinheiro para este a população. É preciso portanto esperar para saber o que vai acontecer.
Projeto de Auxílio
Existe neste momento na Câmara dos Deputados um projeto de Auxílio Emergencial que visa atender justamente este público. Pelo que se sabe até aqui, os autores desse programa são os deputados do PSOL.
De acordo com o texto, o Governo Federal teria que pagar um Auxílio mensal para pessoas que vivem em áreas fortemente atingidas por desastres ou condições climáticas. E aí entra não apenas a questão da chuva como da seca também.
A ideia é que o Governo pague esse benefício sempre por seis meses prorrogáveis para as pessoas que moram nessas áreas. O projeto em questão ainda está em fase de análise pelos deputados e não há uma data para uma possível votação.