O Governo Federal está seguindo nesta quarta-feira (16) com os pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício neste momento. Quando se compara com o que aconteceu em janeiro, estamos falando de um aumento de 100 mil brasileiros.
Mas o fato é que mesmo com esse aumento no número de pessoas, muita gente que tem direito a benefício ainda está de fora da folha de pagamentos. De acordo com projeções do próprio Ministério da Cidadania, cerca de 18 milhões de brasileiros estão nesta situação. Pelo menos é isso o que se imagina.
Não vai dar para colocar todo mundo no vale-gás. Pelo menos até o final deste ano, o que se sabe é que o Governo não vai ter espaço para inserir todas essas pessoas. De todo modo, isso não quer dizer que ninguém vai entrar no projeto. O que se sabe neste momento é que novas entradas graduais irão acontecer nos próximos meses.
Em uma projeção simples, dá para dizer que de 18 milhões de brasileiros, o poder executivo deverá selecionar cerca de meio milhão para entrar no vale-gás nacional. Isso considerando que os pagamentos do programa irão mesmo acontecer nesse ritmo que estamos vendo hoje. O Governo Federal ainda não confirma esse número. Ele é apenas uma projeção.
É importante lembrar que entre os meses de janeiro e fevereiro, o vale-gás teve um aumento de cerca de 100 mil pessoas. Considerando que o Planalto disse que vai seguir inserindo os cidadãos nesse ritmo, então se chega na projeção de meio milhão de indivíduos entrando para o benefício este ano. É o que se espera.
Quantos pagamentos faltam
O vale-gás nacional não é um programa que faz liberações mensalmente, como acontece com o Auxílio Brasil. De acordo com as regras do projeto, a ideia é pagar esse benefício com um caráter bimestral, ou seja, a cada dois meses.
Então como nós estamos tendo repasses em fevereiro, os próximos deverão acontecer em abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Restam portanto mais cinco pagamentos do vale-gás nacional para este ano de 2022.
Considerando aí que a entrada de pessoas por liberações deverá ficar na casa dos 100 mil, então dá para dizer que durante este ano, algo em torno de meio milhão de indivíduos poderão passar a fazer parte do vale-gás.
Vale-gás nacional
Ainda era dezembro de 2021, quando o Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional. Naquele primeiro momento, no entanto, o dinheiro só chegou para as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais.
Em janeiro deste ano, o Governo Federal passou a pagar o benefício para cerca de 5,4 milhões de pessoas de forma retroativa. E agora em fevereiro eles estão pagando oficialmente o primeiro repasse deste ano de 2022.
De acordo com o Ministério da Cidadania, estima-se que mais pessoas irão poder entrar nesse programa de maneira gradativa. Eles não deram números, mas garantiram que esses usuários não precisam fazer nada além de ter um cadastro ativo no Cadúnico ou fazer parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).