Na última segunda-feira (22), o Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos de agosto do seu vale-gás nacional. Como estamos falando de um programa de caráter bimestral, logo, a próxima liberação acontecerá apenas para outubro.
Nesse sentido, algumas pessoas querem saber o que precisam fazer neste intervalo de dois meses para poder entrar no projeto.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que não existe nenhum tipo de inscrição direta para entrada no vale-gás nacional. Para ter direito ao programa é preciso primeiramente ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, também é necessário ter um cadastro ativo e atualizado no sistema do Cadúnico do seu município.
Caso o cidadão se encaixe em todas as regras citadas acima e ainda assim não recebeu nada, precisa esperar pela seleção. O Ministério da Cidadania explica que as entradas acontecem de maneira automatizada. Dessa forma, o indivíduo deve atentar apenas para o processo de atualização do Cadúnico.
Entretanto, é importante frisar que mesmo uma pessoa que cumpre todas as regras de entrada do programa social, ainda não está automaticamente garantida nos repasses de outubro. Segundo as regras gerais do projeto, o Ministério da Cidadania é a pasta que define quantas e quais são as pessoas que entram na folha todos os meses.
Os dados mais recentes do Congresso Nacional revelam que mais de 18 milhões de brasileiros que cumprem todas as regras de entrada no programa social, não conseguiram receber nenhuma parcela do benefício ainda. São cidadãos que estão na chamada fila de espera. Não há um prazo definido para que entrem no projeto.
Consulta pelo aplicativo
O Governo Federal indica que a melhor maneira de saber se o cidadão vai entrar ou não no programa é consultando o app do Auxílio Brasil. Por meio da aplicação, o indivíduo pode conferir não apenas se vai fazer parte, como também verificar os valores.
O vale-gás nacional não dá direito ao repasse retroativo. Assim, quem entrar no programa a partir de outubro não terá o direito de receber os pagamentos que já foram feitos anteriormente. Eles recebem apenas as parcelas a partir do momento em que entrarem no projeto.
Se você já faz parte do Auxílio Brasil, não precisa se preocupar com o acúmulo. O Ministério da Cidadania afirma que não existe nenhuma regra que impede que um mesmo cidadão receba os dois pagamentos de uma só vez.
Neste mês de agosto, por exemplo, estima-se que mais de 5,6 milhões de pessoas que receberam o vale-gás nacional também tenham recebido o dinheiro do Auxílio Brasil. São cidadãos que receberam, ao menos, R$ 710.
Auxílio Brasil volta em setembro
Ao contrário do vale-gás nacional, o Auxílio Brasil deve ser retomado daqui a menos de um mês. Conforme as datas do calendário oficial, é possível perceber que o primeiro repasse de setembro será realizado no próximo dia 19. Veja abaixo:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0