O Vale-Gás, também conhecido como Auxílio-Gás, segue realizando os pagamentos neste mês de abril. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, banco gestor dos pagamentos do benefício, nada menos que 5,4 milhões de brasileiros poderão receber os valores do programa. Em abril, o valor é de R$51.
A princípio, é importante destacar que o Vale-Gás realiza o pagamento do valor referente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. O valor do produto é estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Conforme ocorre com o Auxílio Brasil, os pagamentos do vale-gás são efetuados de acordo com o último dígito do Número de Cadastro Social (NIS). Quem possui o NIS final de 1 a 5 já está com o dinheiro na conta. Na próxima segunda (25) os repasses do programa seguirão sendo feitos.
Nesse sentido, o Vale-Gás é um programa criado para combater a alta nos preços de cozinha.
O benefício visa atender, sobretudo, a população de baixa renda. Atualmente, o Vale-Gás conta com o seguinte calendário:
De acordo com as regras do benefício, poderá receber o vale-gás as famílias inscritas no CadÚnico e que tenham pessoas que morem no mesmo domicílio.
Ademais, quem recebe benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, poderão receber os valores do programa.
Sendo assim, podem receber o benefício:
Nesse sentido, os cidadãos podem consultar as informações pelos aplicativos do Auxílio Brasil e Caixa Tem. Afinal, para os beneficiários do novo Bolsa Família que ainda recebem o vale gás, podem verificar o benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil.
Enfim, aqueles que não recebem o Auxílio Brasil, mas que se encaixam nas regras de concessão do Auxílio Gás, podem consultar o benefício pelo Caixa Tem. Ou seja, pelo aplicativo também é possível movimentar os valores.