Vale-gás: ainda não há definição sobre os valores de abril
De acordo com o Ministério da Cidadania, definição sobre valor do vale-gás em abril deverá sair nos próximos dias
No próximo dia 14 de abril, o Governo Federal retomará os pagamentos do seu vale-gás nacional. Todavia, mesmo com a proximidade das liberações do benefício, ainda não é possível saber qual será o valor do repasse para os usuários do programa. A definição será conhecida dentro de mais alguns dias.
Ao contrário do que acontece na maioria dos projetos sociais, o valor dos pagamentos do vale-gás nacional não são fixos. Portanto, isso quer dizer que os patamares de repasses variam a depender do mês em que o montante é pago. Para este mês de abril, ainda faltam algumas definições básicas.
De acordo com o texto oficial do programa, o Governo Federal precisa pagar sempre, a cada dois meses um valor que corresponde à metade do preço médio do botijão de gás nacional. Dessa forma, assim que a média é liberada, o Planalto passa a divulgar quanto é que eles poderão pagar para os usuários.
No primeiro pagamento do vale-gás, o valor pago pelo Ministério da Cidadania foi de R$ 52 por pessoa. Já no segundo repasse, o patamar caiu um pouco e foi para a casa dos R$ 50 por usuário. Para abril, tudo ainda dependerá da variação do preço do botijão na média nacional. O número será divulgado em breve.
Segundo as informações oficiais, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) é o órgão responsável pela média. A tendência natural é que eles divulguem o número ainda nesta semana. A partir daí, será possível saber qual será o valor que os usuários do vale-gás nacional receberão neste ano.
Tendência é de aumento
O Governo Federal ainda não divulgou o valor do vale-gás nacional de abril. Entretanto, especialistas na área da economia afirmam que há uma tendência de aumento nesse patamar para este mês de abril.
Os especialistas apontam que é provável que o valor do botijão de gás suba nesta semana. Estados como Bahia, por exemplo, já divulgaram uma elevação na média do preço. Então é provável que o vale-gás suba também.
A explicação pode estar nas consequências econômicas da Guerra da Ucrânia. Isso porque, toda a confusão envolvendo a compra e venda de petróleo no mundo todo tem impacto direto no que acontece no Brasil neste momento.
Novas entradas no vale-gás nacional
Dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco menos de 6 milhões de pessoas puderam receber o vale-gás nacional no último mês de fevereiro. Na época, o Governo realizou o segundo pagamento do programa.
Para este mês de abril, o mesmo Ministério ainda não divulgou novidades sobre a quantidade de usuários que farão parte do programa. Tomando como base as últimas notas da pasta, é provável que mais pessoas possam entrar no benefício.
O Governo Federal afirma que o objetivo geral segue sendo equiparar a quantidade de usuários do vale-gás nacional com os do Auxílio Brasil. Todavia, na velocidade atual, isso só se concretizaria em 2023.