Vale a pena ser confeiteiro autônomo? - Notícias Concursos

Vale a pena ser confeiteiro autônomo?

Veja dicas para empreender

Ser confeiteiro autônomo é uma opção de negócio que pode trazer muita lucratividade para pessoas que estão iniciando o processo de empreender. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena ser confeiteiro autônomo, e dicas para empreender no ramo.

Confeiteiro autônomo -- Reprodução Canva
Confeiteiro autônomo — Reprodução Canva

O que é ser confeiteiro autônomo?

Normalmente, a função de confeiteiro autônomo surge da necessidade de superar o desemprego existente no Brasil. Esta atividade aparece como alternativa de renda e destaque na profissão escolhida. 

Muitas pessoas que optam por este ramo de negócio, já fizeram cursos na área de confeitaria e doceria, e estão recebendo os resultados positivos do investimento pessoal e financeiro. 

Afinal, além de comemorações de aniversários, casamentos, chás de bebê, ainda existe a possibilidade de trabalhar diretamente com o cliente. Vai um docinho aí?

O importante é que, neste ramo, as tendências e novidades surgem a todo momento, e um confeiteiro autônomo precisa estar acompanhando e se atualizando, para não ficar para trás. A concorrência neste setor é bastante acirrada, e o diferencial é importante para se destacar no mercado.

Dicas para empreender sendo confeiteiro autônomo

Apresentamos na sequência, algumas dicas para empreender como confeiteiro autônomo e obter sucesso no ramo.

1ª Dica: Nunca deixe de aprender e se atualizar

Aprender nunca é demais, afinal, é necessário estar atento às novas tendências de mercado como: técnicas diferenciadas, doces novos entre outros. Além disso, é possível aumentar a qualidade dos produtos que irá comercializar.

2ª Dica: Faça o teste dos seus produtos até chegar no esperado

O segredo dos confeiteiros é estar sempre testando receitas novas. Assim, não desista com facilidade. Vá fazendo ajustes, modificando quantidades e ingredientes, e não se preocupe: vizinhos, amigos e familiares vão adorar ser “cobaias”.

Não tenha medo de errar: tenha medo de não tentar fazer diferente. Dê o seu melhor e procure se aperfeiçoar sempre.

3ª Dica: Por menor que seja o bolo ou doce: procure sempre fazer bem-feito

Vá começando aos poucos, mas procure comprar produtos de qualidade e faça os produtos bem-feitos. Esta atitude irá fazer com que os seus clientes prefiram os seus doces, ao invés da concorrência.

Cuide da higiene e tenha amor pela produção.

4ª Dica: Conheça o mercado e o cliente

Saiba quais as qualidades dos produtos que os clientes prezam, além de saber as maiores demandas dos seus possíveis compradores como: doces preferidos, momentos do dia em que há maior consumo de doces, quais as suas preferências de atendimento, entre outras demandas.

5ª Dica: Tenha um rigoroso controle financeiro

Anote todos os seus gastos e as suas receitas, e tenha controle sobre valores. Assim, você pode evitar prejuízos. Não esqueça de reservar uma parte dos valores obtidos para fazer investimentos no próprio negócio, ou mesmo utilizar para imprevistos possíveis de ocorrer.

6ª Dica: Divulgue o seu negócio

A divulgação é a alma do negócio. As pessoas precisam saber que o seu negócio existe e é de qualidade. Por isso, invista em divulgação em sites, redes sociais, WhatsApp, cartões, folders.

Procure utilizar a internet a seu favor, criando perfis específicos somente para esta finalidade.  

7ª Dica: Seja transparente e verdadeiro em sua divulgação

Divulgue seus produtos de maneira transparente e verdadeira, e mantenha clientes fiéis. Tudo o que você colocar no cardápio, mantenha a sua fidedignidade: se você prometer cereja, não utilize bolinhas de mamão.

Tire fotos dos seus produtos, não procure enganar os clientes com fotos enganosas e tiradas da internet.

8ª Dica: Invista em uma linha específica de produtos

Não queira abraçar o mundo de uma vez só. Vá aos poucos e mantenha o foco naquilo que você decidir se envolver e fazer. Dessa forma, quando o foco está direcionado, é possível fazer com que a dedicação seja mais exclusiva e a perfeição aconteça.

9ª Dica: Seja receptivo a críticas

Quando suas “cobaias” provarem suas novidades, fique atento às críticas recebidas, e abrace-as como uma forma de melhorar a sua produção. Acredite no seu negócio e que sempre pode melhorar.

Viu como ser confeiteiro autônomo é uma profissão diferenciada e interessante?

Assim, se você gosta da área de atuação, invista nela, acompanhe as tendências de mercado e seja o melhor que você puder.

Por fim, investir em algo que você gosta de fazer é o melhor começo, tenha criatividade e procure fazer o melhor que puder!

Iniciar um negócio sendo confeiteiro autônomo pode ser a melhor decisão que você já tomou em sua vida! Dessa forma, busque conhecimento, compre os utensílios necessários e dê vida às receitas que mais ama!

Certamente haverá um bom público de olho das maravilhas que você pretende criar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?