Vale a pena adquirir uma franquia Go Coffee?
Saiba tudo sobre a famosa franquia de cafés!
O café é uma das principais bebidas consumidas pelos brasileiros, sendo que o Brasil é o maior produtor do mundo. Logo, adquirir uma franquia de café é um bom investimento sobre os olhos da lucratividade. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena investir em uma franquia Go Coffee.
Com a grande procura por aquele cafezinho, a qualquer hora do dia, existem muitas cafeterias, ou micro cafeterias em todas as regiões brasileiras. Cada cliente possui a sua justificativa: no Sul, o café é feito para aquecer nos dias de frio, no Sudeste, ajuda a fazer a digestão, entre tantas outras escolhas.
Como surgiu a franquia Go Coffee?
A franquia surgiu no ano de 2017, na cidade de Curitiba (PR), e se expandiu de maneira vertiginosa. A primeira loja aberta, possuía área de 25 m2, com um cardápio totalmente produzido pelos proprietários, se tornando a cafeteria mais cool do mercado.
Logo após 6 meses da abertura da primeira loja, foram inauguradas mais outras 2 lojas próprias na mesma cidade. A partir disso, a expansão ocorreu sob forma de franquia e, aí sim, foram revistos cardápios e formas de operação, principalmente com a proposta de lojas maiores.
No menu, foram padronizados snacks e petiscos de criação própria, que foram patenteados para acompanhar o consumo do café. De acordo com a franqueadora, a rede atualmente vende em torno de 2,5 toneladas de café mensais, em suas 240 unidades e 112 lojas abertas.
A franquia segue o formato de negócio de acordo com estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa, utilizando o sistema “to go”, que, em tradução literal, quer dizer “para levar”.
No sistema “to go”, o cliente solicita o café pelo totem de autoatendimento, ou utiliza o aplicativo para realizar o pedido e pagar. Dessa forma, o consumidor vai até a cafeteria somente para buscar o pedido realizado, sem entrar em filas para retirada ou pagamento.
Qual o funcionamento da franquia?
O franqueado somente paga a taxa de franquia, e não tem nenhum outro pagamento adicional como taxas de propaganda ou royalties. Assim, a franqueadora passa a ser distribuidora de insumos e produtos, onde o franqueado adquire para usar em sua unidade os produtos comercializados pela marca.
A franqueadora produz as bases para as bebidas comercializadas, bem como todos os acompanhamentos do café presentes no cardápio. Isto garante que em qualquer lugar que estiver a unidade, os doces e salgados são os mesmos, bem como os tipos de café servidos.
No contrato com o franqueado, a franqueadora se compromete comercializar as mercadorias com preços inferiores aos praticados no mercado e, assim, possibilitar lucro para o franqueado. Afinal, quanto mais se comercializa, mais a franqueadora lucra também com a venda dos insumos e produtos.
Quais os produtos comercializados pela franquia?
O carro chefe dos produtos é o café, mas são preparados também de forma diferenciada como: expresso, Camelotto (que é preparado como o expresso, com adição de leite vaporizado e calda de caramelo) e o Chocomallow (que é preparado com chocolate quente cremoso e marshmallow maçaricado), além de muitos outros cafés diferenciados.
Já nos acompanhamentos, o cardápio também é variado. Entre os doces e salgados comercializados tem-se: muffin, cookie, frappés, tendo como produto especial o Caramel, que é feito à base de creme ou café, usando caramelo e finalizado com chantilly.
Quais são os modelos de negócio oferecidos para o franqueado?
A franquia oferece ao franqueado 3 modelos de negócio:
- To Go: que exige um espaço físico mínimo de 25 m2, e um investimento inicial de R$ 99 mil;
- Loja Híbrida: que possui alguns lugares para consumo no local, com investimento inicial a partir de R$ 150 mil;
- Loja de shopping, que possui até 45 lugares para consumo local, e precisa de um investimento inicial de R$ 200 mil.
Se vale a pena, ou não adquirir uma franquia Go Coffee, é uma decisão bem pessoal, que vai ao encontro com os gostos pessoais, habilidades e preferências do empreendedor.
Por fim, a nossa intenção foi apresentar de maneira mais direta a franquia, para que você conheça e coloque em sua lista de opções de investimento. Estes formatos de franquia oferecidos pela marca são considerados os mais frequentes em cafeterias e micro cafeterias existentes no Brasil!
Assim, o mercado é bastante promissor!
Certamente você irá se realizar profissionalmente enquanto proprietário de uma franquia Go Coffee, pois a demanda de pedidos para o mercado de cafés é sempre muito alta! Dessa forma, esperamos que o post de hoje possa ter lhe inspirado e sirva como motivação para começar e ir atrás dos seus sonhos hoje mesmo!