O concurso Transpetro 2023 está previsto pars sair até o final do ano. A empresa subsidiária da Petrobras tem se destacado no mercado e garantido muitos benefícios aos servidores.
Apesar de que os salários atuais ainda não foram anunciados, os valores pagos, levando em conta o último edital, ultrapassa R$ 10 mil.
A lotação será na Terra e Mar. Os novos editais levarão em conta a regionalização e o apoio à diversidade. Sobre o assunto, o gerente executivo de Recursos Humanos da Transpetro disse:
“Nosso objetivo no processo para o quadro de terra é atender à necessidade de efetivo por região, abrindo a possibilidade de cada candidato escolher a área de atuação, de acordo com sua formação profissional e o estado onde prestará serviço. Isso garante maior assertividade para cada vaga”.
O gerente ainda destacou que o quadro de Mar, para embarque e desembarque determinados pela companhia, os tripulantes poderão optar pelo porto base na cidade mais próxima da sua residência, “ficando a companhia responsável pelas despesas no percurso entre a cidade de referência e o navio”.
Para se candidatar nesta opção, os interessados precisam se inscrever como aquaviários, segundo a Normam 13- Norma da Autoridade Marítima.
É bom pontuar que vagas e cargos ainda não foram divulgados. Porém, de acordo com as últimas informações, o certame será para cargos com exigências de ensino médio com formação técnica e nível superior, com oportunidades para atuação nos quadros de terra e mar.
Com isso, a seleção deve respeitar a seguinte distribuição de vagas:
A Cesgranrio será a empresa responsável por receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção. Sobre as intenções com as novas contratações, Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, destacou:
O último concurso aconteceu em 2018. Na ocasião, a Cesgranrio também foi a empresa organizadora. Na época, foram abertas 1.650 vagas, sendo 156 imediatas e 1.494 para formação de cadastro de reserva. As chances foram para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com vencimentos de até R$ 10,7 mil.
Entre as carreiras com maior destaque foi o técnico de administração e controle júnior. Neste caso, os cargos foram destinados aos candidatos que tinham nível médio como escolaridade.
Os cargos do último edital do concurso Transpetro foram divididos da seguinte forma:
Nível médio:
Nível médio/técnico:
Nível superior:
As vagas do concurso Transpetro foram divididas para:
O certame contou com provas objetivas e discursivas. Vale lembrar que a parte objetiva teve 60 questões para os cargos de níveis médio e médio/técnico. Para as funções de nível superior, o exame cobrou 70 itens.
As disciplinas do concurso Transpetro variavam a depender da carreira. Entretanto, a fase contou com prova com conhecimentos básicos e específicos.
Para o técnico de administração e controle júnior, as disciplinas foram: Processos Administrativos e Legislação, além de Logística e Contabilidade. Foi aprovado no exame quem obteve a metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Matemática.
Porém, os candidatos que realizaram as provas para nível superior tiveram 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos, sobre Português (dez questões) e Inglês (dez). As demais 50 questões foram sobre Conhecimentos Específicos.
Quem conseguiu metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Inglês foi considerado aprovado, de acordo com o edital.