Recheado de distrações, o ano de 2022 está sendo difícil para que não quer perder o foco nos estudos. Sobretudo para quem deseja passar em exames importantes como ENEM, INSS, Fuvest, entre outros, não é mesmo? Afinal, este final de ano foi marcado por eleições, Rock in Rio e, agora, é a vez da Copa do Mundo de futebol.
Então, para quem vai curtir a Copa, como não perder o foco nos estudos? Afinal, será que você precisa deixar de ver os jogos do Brasil com a família e amigos para focar na absorção de conhecimento necessário para ser aprovado em concursos públicos ou exames de universidades? Pois, veja a seguir.
Como não perder o foco nos estudos e curtir a Copa do Mundo?
Com provas tão importantes chegando e a Copa que inicia no dia 20 de novembro, muita gente se pergunta como não perder o foco nos estudos. Ainda mais, durante um dos eventos mais festejados pelos brasileiros. Afinal, somos conhecidos pelo nosso amor ao futebol e, durante a Copa do Mundo, as pessoas se reúnem para assistir aos jogos da seleção brasileira.
No entanto, o ano de 2023 está chegando e, com ele, muita gente sonha em iniciar a vida na faculdade, no curso que tanto deseja. Ou até mesmo começar a trabalhar como funcionário público após receber a aprovação nos concursos que acontecerão nos próximos dias. O Concurso INSS, por exemplo, ocorrerá no dia 27 de novembro de 2022. Por isso, estamos na reta final de preparação para quem deseja uma vaga na Previdência Social.
Dicas para não perder o foco nos estudos e curtir a Copa do Mundo 2022
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece em dois dias, sendo que a primeira prova aconteceu no dia 13 de novembro. A segunda prova acontecerá no dia 20 de novembro que, por sua vez, é a data de abertura desse evento esportivo que é motivo de celebração pelos brasileiros e pelo mundo inteiro.
Então, como não perder o foco nos estudos e curtir a Copa do Mundo com a família e amigos? Separamos algumas dicas importantes para quem não quer ser considerado o “chato do grupo” que só quer estudar. Assim como, para também quem não quer deixar o futuro de lado por causa de um evento esportivo que se repete a cada quatro anos. Confira:
Estudo ou diversão? Qual sua prioridade?
Segundo Michel Arthaud, docente de Química, é preciso estar atento para não perder o foco nos estudos. Pois, assistir aos jogos da Copa do Mundo pode acabar distraindo e prejudicando completamente sua concentração. Afinal, todo mundo que não está se preparando para passar em um concurso ou ENEM está pensando somente nos jogos.
No entanto, você que já fez sua inscrição e até pagou por ela deve dar prioridade aos estudos, pois a prova deve acontecer novamente, em outra versão, em 2026. No entanto, o resultado de concursos e exames para ingressar em universidades pode acabar mudando a sua vida a partir do ano seguinte que, convenhamos, já está chegando.
Por isso, se a sua prioridade é o que você deseja fazer com seu futuro, ignore a diversão que envolve todos os jogos da Copa do Mundo. Então, para curtir o evento, comemore apenas os jogos do Brasil (que não são muitos) ao lado da sua família e dos amigos.
Seja organizado
Agora que já entendeu que a prioridade é o estudo que você faz o ano inteiro para ter a aprovação em concursos, e exames para universidades, saiba que é preciso ter organização para não perder o foco nos estudos. E assim, curtir a Copa com sua família e amigos.
Afinal, os dias que a seleção brasileira vai jogar já são conhecidos. Portanto, já faça uma programação considerando que, nessa data marcada, você reservará as horas que envolvem o jogo para o seu lazer.
Bônus por estudar
Se você tem dificuldade em deixar de curtir a Copa do Mundo, mas não quer perder o foco nos estudos para os concursos que estão próximos, saiba que um bônus por estudar é uma forma de atingir suas metas.
Para isso, crie objetivos que serão premiados se você conseguir realizar mesmo com tantas distrações ao redor. Por exemplo, se você tirar uma nota maior do que x em um simulado, permita-se uma recompensa para estimular seu cérebro a continuar melhorando cada vez mais.