UVA encerra as inscrições para o Vestibular 2024 amanhã (31)

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) encerra amanhã, dia 31 de outubro, o período de inscrição para o Vestibular 2024, que visa a seleção de novos alunos para ingresso em diversos cursos de graduação no primeiro semestre letivo de 2024.

De acordo com o edital, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 de amanhã (horário de Brasília), exclusivamente de forma virtual.

O edital estabelece ainda que as oportunidades são exclusivas para estudantes que tenham o ensino médio completo ou que irão concluir essa etapa da educação formal ainda neste ano. Veja a seguir como se inscrever para concorrer às vagas ofertadas e saiba como será a seleção dos inscritos!

Vestibular 2024: Como se inscrever?

De acordo com o edital, a UVA está recebendo as inscrições para o Vestibular 2024 de forma virtual. Portanto, os interessados devem acessar o site da UVA, fazer login no sistema e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição para se cadastrar na seleção.

No momento da inscrição, além de informar todos os dados pessoais e de contato, o candidato deverá escolher uma opção de curso. Além disso, durante a inscrição, é necessário escolher se deseja participar do Vestibular 2024 em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas.

Posteriormente, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 3 de novembro, próxima sexta-feira, para efetivar o cadastro. De acordo com o edita, a taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Redução da taxa

A UVA já recebeu os pedidos de redução no valor da taxa de inscrição. Puderam solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição os candidatos que são alunos ou que são egressos de escolas da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

A UVA publicou o resultado da redução da taxa no dia 10 de outubro, de modo que os candidatos já podem conferir no site da UVA. O valor da taxa para os beneficiados será de R$ 50,00 (cinquenta reais). Os pagamentos deverão ser feitos até 3 de novembro.

UVA
Os locais de prova do Vestibular 2024 serão nos municípios de Sobral, Acaraú, Camocim e São Benedito. Imagem: Reprodução/ UVA

Vestibular 2024: Provas

Para fins de avaliação e classificação dos candidatos, a UVA aplicará provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. A aplicação acontecerá de forma presencial, em apenas uma etapa.

De acordo com o edital, a UVA aplicará as provas do Vestibular 2024 no dia 26 de novembro. A aplicação acontecerá em dois turnos, das 8h30 às 12h30, e das 14h30 às 17h30 (horário de Brasília).

A UVA aplicará uma Prova de Conhecimentos Gerais comum a todos os candidatos no período da manhã. Já no período da tarde serão aplicadas a Prova de Redação e uma Prova de Conhecimentos Específicos, cujo conteúdo varia de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Conforme indicado no edital, os locais de prova serão nos municípios de Sobral, Acaraú, Camocim e São Benedito. A UVA deve liberar o Cartão de Informação, com os locais de prova, a partir do dia 20 de novembro, em seu site.

Oferta de vagas

De acordo com o edital, ao todo, a UVA está ofertando 1.140 vagas para ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024. As vagas são para cursos de graduação presenciais ministrados entre os campi da UVA em Sobral (860 vagas),  Acaraú (80 vagas), Camocim (80 vagas) e São Benedito (120 vagas).

Parte das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, para pretos e pardos e também para pessoas com deficiência (PcD).

Acesse o edital do Vestibular 2024 para mais detalhes.

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em diversos cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.