A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abriu nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, o período de inscrição para o Vestibular 2024. O processo seletivo visa o preenchimento de vagas em mais de 100 cursos de graduação.
De acordo com o cronograma, a universidade receberá as inscrições até as 23h59 do dia 9 de outubro (horário de Brasília). Confira a seguir como participar da seleção e as regras e procedimentos.
Conforme as orientações do edital, os interessados deverão se inscrever on-line. Nesse sentido, é necessário acessar o site da instituição organizadora no referido período e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
Além de informar os dados pessoais, os candidatos deverão indicar até duas opções de curso de graduação e informar se deseja participar em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição até o dia 10 de outubro. De acordo com o edital, o valor da taxa é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A UTFPR aceitará pagamentos via boleto bancário e via PIX.
A UTFPR abriu também nesta sexta-feira (1) o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. Os estudantes que são membros de famílias de baixa renda poderão solicitar o benefício até o dia 22 de setembro.
Para solicitar o benefício, os candidatos devem enviar a folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo.
De acordo com o cronograma, a UTFPR aplicará as provas do Vestibular 2024 no dia 19 de novembro de 2023, de forma presencial. Os locais de prova serão nas 13 cidades nas quais a UTFPR possui campus.
Conforme indicado no edital, os candidatos responderão a provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.
Desse modo, a universidade aplicará duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, e outra de redação em língua portuguesa.
O edital indica ainda que a prova de conhecimentos gerais abarcará assuntos de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), Filosofia e Sociologia .
Ao todo, a UTFPR está ofertando 3.188 (três mil cento e oitenta e oito) vagas para 114 opções de cursos de graduação. Os aprovados ingressarão nos cursos no primeiro semestre letivo de 2024.
As oportunidades visam o ingresso nos 13 campi da UTFPR: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
A UTFPR reserva parte das vagas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, pelo menos metade das vagas ofertadas estão destinadas a quem fez todo o ensino médio em escola pública, incluindo específicas para: renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo; pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência (PcD).
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Vestibular 2024 está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024. Nessa data a universidade publicará a lista de classificados na 1ª chamada.
Os convocados em 1ª chamada deverão realizar as matrículas entre os dias 17 e 20 de janeiro, de maneira virtual.
Para mais informações, acesse o edital do Vestibular 2024.
Leia também Inep recebe pedidos de reaplicação das provas do ENCCEJA 2023 até essa sexta-feira (1); saiba mais.