A Universidade de São Paulo (USP) lançou nesta semana o seu fundo patrimonial. Com a criação do fundo, a universidade se organiza para começar a receber doações até o final deste ano. O lançamento oficial aconteceu no último dia 23 de novembro.
A USP já recebe doações para subsidiar projetos específicos, mas, a partir do fundo patrimonial, será possível destinar parte das doações para uma poupança mais duradoura. O objetivo é usar os rendimentos para apoiar um maior número de projetos. O fundo receberá doações de quaisquer valores, não havendo um valor mínimo obrigatório para fazer a doação.
De acordo a USP, três de suas unidades já possuem seus fundos. Desse modo, o lançamento do fundo patrimonial da USP foi marcado pela assinatura dos instrumentos de parceria entre a Reitoria e Escola Politécnica (Poli), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e a Faculdade de Medicina (FM).
Conforme o atual reitor, Vahan Agopyan, a proposta do fundo patrimonial, além de arrecadar recursos, é de estreitar a relação da universidade com a sociedade.
“A ideia é mais ampla do que só dinheiro. No século 21, a interação com a sociedade, a chamada terceira missão, se tornou muito importante, as universidades de pesquisa precisam interagir mais, a sociedade tem de entender o que a Universidade faz”, disse.
O reitor destacou ainda que o “Fundo patrimonial não substitui os repasses públicos. Estamos plantando as sementes para que nossos sucessores possam ter frutos no futuro”.
As doações para a USP poderão ser feitas por meio de uma página na internet, com pagamento em boleto ou cartão de crédito. Além disso, qualquer pessoa pode realizar a doação.
Com informações do Jornal da USP.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia Revalida 2021: Inep recebe as inscrições para a 2ª etapa do exame.
Veja também USP divulga resultado de votação para escolher novo reitor.