USP aprova adoção de banca de heteroidentificação para o vestibular Fuvest 2023

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou mudanças para o Vestibular Fuvest 2023. Segundo a instituição, o Conselho de Graduação aprovou a adoção de uma banca de identificação racial com o objetivo de coibir fraudes em cotas. 

Desse modo, a seleção realizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) para ingresso em 2023 contará com uma etapa de heteroidentificação dos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) antes da confirmação da matrícula.

Os critérios para a verificação ainda serão definidos pela universidade, bem como a composição da banca. Segundo a USP, a identificação deve ser feita pelo fenótipo do candidato, ou seja, pelas características físicas, como cor da pele.

Além disso, a partir da próxima edição do processo seletivo, todos os candidatos irão concorrer, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC).

Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas poderão concorrer também às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Escola Pública (EP), enquanto os autodeclarados pretos, pardos e indígenas poderão concorrer também às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Fuvest 2023

A oferta da USP para o Vestibular 2023 é de 11.147 vagas. De acordo com o cronograma, o período de inscrição será de 15 de agosto a 23 de setembro. Já a aplicação das provas acontecerá nos meses de dezembro e janeiro:

  • Provas da 1ª fase: 4 de dezembro de 2022;
  • Provas da 2ª fase: 8 e 9 de janeiro de 2023.

A aplicação das provas de habilidades específicas, exclusivas para os concorrentes de alguns cursos, será de 11 a 14 de janeiro de 2023.

O cronograma indica ainda que a divulgação do resultado final, com a lista de aprovados em 1ª chamada, está prevista para o dia 30 de janeiro. Na mesma data, a USP deve informar o período para a matrícula dos aprovados.

Acesse o site da Fuvest para mais detalhes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFSP abre período de inscrição para o Vestibular 2022/2 via notas do Enem; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.