A QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do ensino superior, publicou o seu ranking internacional de melhores universidades. De acordo com a publicação, a Universidade de São Paulo (USP) é a 2ª melhor instituição de ensino superior da América Latina.
Segundo o ranking, a Pontifícia Universidad Católica de Chile (UC) é a universidade mais bem avaliada do continente, ficando em 1º lugar entre as 10 melhores.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também estão entre as 10 melhores instituições, alcançando os 5º e 8º lugares, respectivamente. Ambas as instituições alcançaram posições melhores no ranking deste ano, já que na última edição estavam em 7º e 9º lugar.
Além disso, o Brasil é o país com o maior número de instituições entre as 50 melhores universidades da América Latina.
USP é a que mais produz pesquisa no continente
O levantamento da QS Quacquarelli Symonds aponta ainda que a USP é a universidade que mais produz pesquisas na América Latina. A instituição tem destaque na categoria Artigos/Corpo Docente. A USP obteve também pontuações máximas nos indicadores de Pesquisa Internacional e Perfil Online.
Quanto ao volume de pesquisas, as instituições brasileiras também se destacam. Neste indicador, a USP, a Unicamp e a Unesp (Universidade Estadual Paulista) ocupam o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. No entanto, em relação à qualidade, as universidades brasileiras não alcançaram boas posições. No indicador Citações por Corpo Docente, a Universidade Potiguar alcança o 1º lugar na lista nacional e 6ª posição entre as melhores universidades da América Latina.
O ranking avalia diversos aspectos de instituições de ensino superior de diversos países. Além de pontos como qualidade e volume de pesquisa, são analisados o ensino e o alcance dos trabalhos científicos desenvolvidos.
Veja mais dados no site da QS Universities Rankings.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Fuvest prorroga período de inscrição para o Vestibular 2023 da USP; veja aqui novo prazo.