URGENTE: Governo resolve adiar edição do ENEM 2020 - Notícias Concursos

URGENTE: Governo resolve adiar edição do ENEM 2020

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informaram que o exame será adiado por 30 a 60 dias.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve suas provas adiadas nesta quarta-feira (20). A decisão vem um dia após o Senado Federal aprovar, em Projeto de Lei (PL), o adiamento das provas do certame.

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informaram que o exame será adiado por 30 a 60 dias.

Após a decisão de adiamento, a prova deve acontecer em dezembro ou janeiro de 2021. Em média,  cerca de 5 milhões de candidatos participam do Enem. Em 2020, de acordo com informações do MEC, mais de 4 milhões já fizeram sua inscrição.

“Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”, diz o comunicado oficial.

O período de inscrições continua o mesmo,  inalterado. Encerrando às 23h59 desta sexta-feira (22).

Na última terça-feira (19), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que iria fazer uma consulta aos alunos sobre o adiamento ou não das provas do Enem.

Inscrições para o Enem 2020

As inscrições estão previstas para até o dia 22 de maio e o acesso deve ser feito por meio da Página do Participante. O Enem impresso ocorrerá nos dias 1 e 8 de novembro e o Enem digital nos dias 22 e 29 de novembro.

Este ano, estudantes que não pediram a isenção, mas que se encaixam dentro do perfil pré estabelecido para tal recurso, terão seu resultado automaticamente no ato da inscrição, mesmo que sem a solicitação formal, e os que não compareceram nos dias da edição do Enem 2019 também terão direito a isso, algo que até então não era possível por conta da ausência.

O estudante deverá informar seu CPF próprio (não pode ser de pai ou mãe), RG, data de nascimento, telefone para contato e um e-mail ativo (sua atividade em ativação é importante para casos de mudança de senha e para notificações). Além disso,o estudante que não quiser declarar o nome do pai ou mãe terá a opção de não fazê-lo.

Veja também: Preparação para o Enem: padrões que você ter na hora de resolver sua prova 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?