Você está preparado para acordar uma hora mais cedo e ir dormir uma hora antes do previsto? De acordo com as informações oficiais, o governo federal admitiu pela primeira vez que avalia nesse momento a possibilidade de retomar o horário de verão para o ano de 2024.
A informação foi confirmada nessa quarta-feira (11) pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). De acordo com ele, a retomada do horário de verão poderia ajudar a economizar energia diante do cenário de estiagem que assola boa parte do território nacional nesse momento.
“Quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada. Então, nós estamos na fase de avaliação da necessidade ou não de horário de verão”, disse.
De todo modo, o ministro deixou claro que uma possível volta do horário de verão ainda em 2024 não foi definida. Segundo ele, o governo federal ainda precisa considerar uma série de outras questões do ponto de vista econômico para o possível retorno desse sistema.
“Ele [horário de verão] tem outros efeitos que têm que ser analisados pelo governo como um todo, além da questão energética, que é a questão da economia. Ele impulsiona a economia do turismo, dos bares, dos restaurantes e a economia cotidiana”, afirmou.
Histórico do horário de verão
O horário de verão era um sistema comum no Brasil, mas foi suspenso oficialmente ainda em 2019, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, ele argumentou que estudos do executivo teriam indicado que a economia de energia gerada por esse sistema não seria positiva.
Logo depois de eleito ainda em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou uma enquete no antigo Twitter sobre o tema, e a maioria das pessoas disse que defende o retorno do horário de verão.
Seja como for, o fato é que o atual governo do presidente Lula decidiu manter a decisão do antigo governo Bolsonaro, e o horário de verão não foi aplicado nem no ano passado, e nem estava previsto para ser aplicado em 2024, ao menos até aqui.
Horário de verão
Mas afinal de contas, o que é o horário de verão? Esse é um sistema adotado em vários países ao redor do mundo. O objetivo é aproveitar ao máximo a luz solar, e consequentemente conseguir uma redução do consumo de energia elétrica em todo o país.
Até mesmo por isso, o nome do sistema é horário de verão, já que essa prática é normalmente adotada no período de vigência em que as manhãs e as tardes são mais longas. Normalmente, o horário é oficialmente adiantado em uma hora.
A discussão em torno da implementação do horário de verão não existe apenas no Brasil. Em vários países do mundo, economistas se dividem sobre os reais efeitos positivos dessa medida, considerando que os hábitos de consumo de energia elétrica vêm mudando muito ao redor do mundo nos últimos anos.
Pontos positivos e negativos
Existem vários argumentos para as pessoas que são contra e a favor ao processo de implementação do horário de verão.
- Ponto positivo
Do lado positivo, há quem defenda que a implementação do horário de verão acaba ajudando o comércio, já que as pessoas largam mais cedo do trabalho, e conseguem permanecer na rua por mais tempo, o que permitiria que elas tenham tempo de fazer compras, por exemplo.
- Ponto negativo
Por outro lado, muitas pessoas que residem nas grandes capitais do país afirmam que as crianças precisam acordar mais cedo, e normalmente precisam sair de casa para ir à escola quando ainda está escuro, o que não favoreceria a segurança desses pequenos cidadãos.
Fato é que a questão política certamente será considerada na decisão do retorno ou não do horário de verão nesse momento no Brasil. Sobre esse assunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não se pronunciou.