Enem e Vestibular

Universidade Aberta do Brasil oferece mais de 130 mil vagas

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou edital que indica o número de vagas ofertadas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O documento que apresenta o resultado da seleção de cursos está disponível no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, a oferta da UAB será de 131.102 vagas em cursos de graduação e especialização. As vagas visam principalmente a formação de professores da educação básica e serão ofertadas a partir de agosto deste ano.

A Capes selecionou propostas de cursos de universidades e institutos da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal. O órgão aprovou 369 cursos de licenciatura, entre eles Pedagogia, Matemática, Letras, e Educação Física, etc.

Já o número de cursos de especialização aprovados é 220. As especializações são, por exemplo, em Gestão Escolar, Saúde na Educação, Informática e Métodos e Técnicas de Ensino.

Com a publicação do edital do resultado final, as instituições de ensino superior que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil já podem dar início aos seus processos para seleção de alunos para os cursos. 

De acordo com a Capes, não há regra ou data geral de inscrição para todos os cursos. Os prazos e procedimentos serão definidos em conformidade com o calendário letivo de cada instituição de ensino.

Sobre o Sistema UAB

Criado em 2006, o Sistema UAB tem como objetivo levar a universidade pública a locais distantes e isolados do país.

Desse modo, o governo federal e entes federativos promovem em parceria com 139 instituições de ensino superior a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação através da modalidade educação a distância (EaD).

O Sistema UAB conta atualmente com 121 mil alunos matriculados em 967 polos instalados em 850 municípios.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep abre prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 nesta segunda (4).