A Universidade do Vale do Taquari (Univates) abriu o período de inscrição para o Vestibular de Medicina referente ao segundo semestre letivo de 2023. De acordo com o cronograma, as inscrições deverão ser feitas até as 16h do dia 22 de maio deste ano.
Conforme as orientações do edital, os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site da Univates.
Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. O valor da taxa de inscrição é R$ 180,00 (cento e oitenta reais) e deverá ser pago no momento da realização da inscrição.
Vestibular de Medicina 2023
Ainda conforme o edital, a classificação dos inscritos nesse processo seletivo será feita por meio do aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, somente os candidatos que tenham feito o exame em uma das edições aceitas pela Univates poderão participar do Vestibular de Medicina 2023.
Para definir a nota do candidato no Processo Seletivo, a Univates utilizará as notas obtidas
nas provas do Enem (objetivas e de Redação) do exercício/ano escolhido por ele no
momento da inscrição. A instituição aceitará as notas obtidas pelos participantes nas edições do Enem ocorridas entre os anos de 2017 e 2022. O edital estabelece ainda que a Univates irá avaliar os desempenhos obtidos nas seguintes provas do Enem:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
- Redação em Língua Portuguesa.
Ainda de acordo com o edital, o candidato que obtiver nota inferior a 300 (trezentos) na prova de Redação ou em qualquer uma das provas objetivas do exame não será classificado neste processo seletivo.
Vagas e resultados
Ao todo, a Univates está ofertando 76 vagas (setenta e seis) para ingresso no segundo semestre letivo deste ano no curso de Medicina (período integral). O curso conta com 12 semestres de duração, o equivalente de 6 a 9 anos, com 87 componentes curriculares. Segundo a instituição, o curso será ofertado na modalidade presencial na unidade da Univates em Lajedo.
Conforme a Univates, o objetivo do curso é promover atividades que permitam ao egresso o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes relacionadas com o exercício profissional da medicina, a tomada de decisões, a comunicação, a liderança, a administração e o gerenciamento nas áreas de atenção à saúde, gestão e educação em saúde.
A publicação do resultado definitivo e oficial do processo seletivo está prevista para o dia 30 de maio de 2023, por meio do site da instituição. A relação publicada observará a ordem alfabética dos nomes dos candidatos classificados dentro do limite de vagas, constando ao lado a respectiva colocação.
Matrículas
No dia de divulgação do resultado, a Univates deve divulgar as orientações e datas para as matrículas. Conforme o edital, para realizar o registro acadêmico, os estudantes deverão apresentar os seguintes documentos:
- I – documento de identificação civil aceito legalmente (Cédula de Identidade – RG,
passaporte, carteira profissional); - II – CPF;
- III – comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Certificado de Conclusão e Histórico Escolar), ou diploma de curso superior registrado no Ministério da Educação (MEC) – original ou fotocópia autenticada em tabelionato.
O edital indica ainda que, em caso de matrícula on-line, o candidato deverá apresentar presencialmente, no Universo Univates, o documento original em até 10 (dez) dias após o início da sua frequência nas aulas da Univates.
Acesse o edital do vestibular na íntegra para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!