Unifesp divulga edital do Vestibular Misto 2024

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou na última sexta-feira, dia 27 de outubro, o edital de abertura referente ao Vestibular Misto 2024. O documento apresenta todas as regras e procedimentos do processo seletivo, além do cronograma completo. 

O Sistema Misto da Unifesp é o processo seletivo que classifica os candidatos a partir da soma das notas obtidas na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as notas obtidas nas provas complementares aplicadas pela Unifesp.

Nesse sentido, somente podem se inscrever no vestibular da Unifesp os candidatos inscritos no Enem 2023 e que tenham o ensino médio completo ou que estejam em vias de concluir essa etapa da educação formal.

 De acordo com o edital, as vagas deste processo seletivo são para o curso de Medicina (período integral). Veja a seguir as principais datas e como participar do Vestibular Misto 2024 para concorrer às vagas ofertadas!

Período de inscrição 

De acordo com o cronograma divulgado por meio do edital, a Unifesp receberá as inscrições para o Vestibular Misto no período das 9h do dia 1º de novembro às 23h59 do dia 8 de dezembro de 2023 (horário de Brasília).

As inscrições serão recebidas de forma virtual. Nesse sentido, para se inscrever, os estudantes deverão acessar o site da Unifesp e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição dentro do prazo estabelecido. 

No ato de inscrição, a pessoa interessada deverá informar qual a modalidade de ingresso (Sistema Universal ou Reserva de Vagas), não podendo alterar, após o término do período de inscrição, a modalidade informada.

Após preencher e enviar as informações através do requerimento eletrônico de inscrição, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição para efetivar o cadastro. O valor da taxa é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). 

Um dos cursos ofertados no Vestibular Misto 2024 é o de Medicina. Imagem: Divulgação
Um dos cursos tradicionalmente ofertados no Vestibular Misto é o de Medicina, da área de Ciências Biológicas. Imagem: Divulgação

Provas Complementares

Conforme indicado no edital, o Vestibular Misto combina as notas do Enem com provas complementares realizadas pela própria instituição. Nesse sentido, os candidatos deverão fazer as provas do Enem 2023, marcadas para os dias 5 de 12 de novembro, e as provas da Unifesp. 

De acordo com o cronograma, a Unifesp aplicará as Provas Complementares nos dias 7 e 8 de janeiro de 2024, com a seguinte distribuição:

  • 1º dia: 07 de janeiro: Prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação;
  • 2º dia: 08 de janeiro: Prova de conhecimentos específicos.

Nesse sentido, a avaliação abarcará os conhecimentos referente aos componentes curriculares do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Biologia, Química e Física. Em ambo os dias, a aplicação acontecerá no período da tarde, das 14h às 18h (horário oficial de Brasília).

O edital estabelece ainda que os locais de prova serão nos municípios para os quais há a oferta de vagas. Desse modo, as provas acontecerão em Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. 

Oferta de vagas e resultado

A Unifesp está ofertando 121 (cento e vinte e uma) vagas para o ingresso de novos alunos no curso de graduação Bacharelado em Medicina. O curso é ministrado de forma presencial e em período integral no campus São Paulo, com duração mínima de 12 semestres (6 anos). 

Os gabaritos preliminares das provas estão previstos para o dia 13 de janeiro de 2024. Ainda não há data para a publicação do resultado final, mas a previsão é que a lista de classificados em 1ª chamada seja liberada no mês de fevereiro de 2024.

Acesse o site da Unifesp para mais informações.

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em diversos cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.