A Unicamp registrou no Vestibular 2021 uma alta no número de aprovados oriundos da rede pública de ensino. Nesta edição do processo seletivo, quase metade dos aprovados (49,8%) cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.
Ao todo, a Unicamp convocou 3.237 estudantes na 1ª chamada para 69 cursos de graduação. Deles, 1.616 são oriundos da rede pública. De acordo com os dados divulgados pela Comvest nesta terça-feira (9), comissão responsável pelo vestibular, esse número revela uma alta em comparação com a edição de 2020, que registou 47,5% de aprovados da rede pública.
Número menor de candidatos negros entre os aprovados
No entanto, o número de estudantes negros aprovados sofreu uma redução no Vestibular 2021. Isso se deu porque a Unicamp teve que incorporar as vagas destinadas para a seleção via Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ao vestibular tradicional. Por conta de conflitos no calendário, as 639 vagas que seria para participantes do Enem foram realocadas. Com isso, apenas 33,8% dos estudantes aprovados se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, ou seja, 1.098 convocados em 1ª chamada.
Além disso, ainda segundo os dados da Unicamp, o Vestibular 2021 contou com um aumento significativo no número de inscritos que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição. A edição deste ano contou com 629 aprovados que ganharam isenção de taxa, enquanto o Vestibular 2020 registrou 385 contemplados com a gratuidade.
A Unicamp antecipou a 1ª chamada para a última segunda-feira (8). No entanto, as notas do Vestibular 2021 só ficaram disponíveis nesta quarta-feira, dia 10 de março. Os estudantes convocados na 1ª chamada deverão realizar a matrícula on-line no dia 15. Clique aqui e confira mais detalhes no site da Comvest.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia sobre UFRR divulga oferta de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.