A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve recorde de inscrições para o processo seletivo de Vagas Olímpicas. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), ao todo, 1.122 candidatos realizaram inscrição para concorrer a 122 vagas em 33 carreiras.
Segundo os dados da Comissão, o número de inscritos para as Vagas Olímpicas 2023 representa um aumento de 82% em comparação com a edição do ano passado, que recebeu 468 inscrições. A maioria dos inscritos (89,5%) tem como objetivo ingresso na área de exatas.
Além disso, a Comvest divulgou também que, nesta edição, houve também uma alta em participação de mulheres. Ao todo, o percentual de mulheres inscritas chegou a 40,6%.
De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o aumento no número de mulheres inscritas significa que a universidade avançou na política de inclusão de gênero relacionada às olimpíadas de conhecimento, uma vez que, segundo ele, “tradicionalmente os cursos de exatas são ocupados majoritariamente por homens”.
Processo seletivo
As oportunidades ofertadas para as Vagas Olímpicas 2023 são voltadas para os estudantes de escolas públicas e privadas que são medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do Ensino Médio, desde que tenham sido realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp.
Cada candidato pôde escolher até duas opções de curso. A Unicamp aceitou documentos referentes a duas premiações e/ou participação em olimpíada ou outra competição de conhecimento, sendo um para cada opção de curso.
Conforme o cronograma da Unicamp, a divulgação do resultado, com a lista de convocados em 1ª chamada, está prevista para o dia 17 de fevereiro. Os convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula virtualmente, no dia 23 de fevereiro.
Acesse o site da Comvest para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEMS abriu o período de inscrição para o Vestibular 2023 via notas do Enem; saiba mais.