A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) encerram na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, o período de inscrição para o Vestibular Indígena 2023. O processo seletivo é unificado e visa o ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades.
Os interessados devem se inscrever via Internet, exclusivamente por meio do site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas.
No momento da inscrição, os candidatos poderão indicar até dois cursos, sendo um em cada universidade. Podem se inscrever os indígenas que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio através de exames oficiais, como o Encceja.
Vestibular Indígena 2023
Conforme indica o edital, a seleção dos inscritos será feita a partir da aplicação de prova em Língua Portuguesa no dia 22 de janeiro de 2023. A prova será composta por uma Redação e por questões de múltipla escolha, com a seguinte composição: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões).
Haverá locais de prova em Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro no dia das provas.
Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar deverão realizar também a Prova de Habilidades Específicas em Música. A avaliação consistirá no envio de material audiovisual nos dias 01 a 20 de dezembro.
Vagas e resultados
Ao todo, o Vestibular Indígena 2023 conta com a oferta de 260 vagas, sendo 130 vagas para os cursos de graduação da Unicamp e 130 vagas para os cursos da UFSCar. De acordo com o cronograma, o resultado da seleção, com a lista da 1ª chamada, está previsto para o dia 13 de fevereiro de 2023. As matrículas serão recebidas nos dias 14 e 15 de fevereiro.
Veja mais informações no site da Comvest.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Fuvest vai exigir o uso de máscara no Vestibular 2023 devido ao aumento de casos de covid-19 em SP; saiba mais.