UNICAMP abre inscrições para o Vestibular 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre nesta segunda-feira, dia 31 de julho, o período de inscrição para o Vestibular 2024, que visa o ingresso de novos alunos nos cursos de graduação da Unicamp no 1º semestre letivo de 2024.

Conforme indicado no edital, o período de inscrição segue aberto até o dia 31 de agosto de 2023. O edital indica ainda que o valor da taxa de inscrição será de R$ 192,00 (cento e noventa e dois reais).

Vestibular 2024: Inscrições

De acordo com as orientações da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), as inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Comvest. Portanto, os interessados deverão acessar a página no referido período e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.

No formulário de inscrição, os candidatos deverão preencher todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados. Além disso, é necessário indicar uma opção de curso de graduação. 

Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição. O prazo para o pagamento do boleto bancário será até o dia 8 de setembro.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024. Imagem: Unicamp/ Divulgação
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Unicamp. Imagem: Comvest/ Divulgação

Isenção da taxa

A Unicamp já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição. De acordo com a Comvest, a universidade concedeu o benefício através de quatro modalidades, incluindo estudantes de baixa renda, funcionários da Unicamp e estudantes que estudaram em escolas particulares com bolsa integral. 

A universidade já liberou o resultado da isenção, com possibilidade de interposição de recursos até as 17h desta segunda-feira (31). 

Vestibular Unicamp 2024

A aplicação da 1ª fase está prevista para o dia 29 de outubro de 2023, enquanto as provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Os candidatos responderão questões compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. Haverá locais de prova em diversas cidades do Estado de São Paulo.

A 1ª fase será constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 72
(setenta e duas) questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, incluindo questões interdisciplinares. 

Já a 2ª fase será constituída de provas com questões dissertativas, distribuídas em dois dias, sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, como estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, seguindo os programas constantes do Anexo II a esta Resolução.

Ainda de acordo com o divulgado pela Comvest, a Unicamp aplicará também as Provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música em setembro e outubro. Para os demais cursos que exigem provas específicas, que são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, a aplicação dos testes acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2023.

Lista de obras literárias

Conforme divulgado pela Comvest, a lista de obras para o Vestibular 2024 é a seguinte:

  • “A Tarde”, de Olavo Bilac;

  • Olhos d’água”, de Conceição Evaristo;

  • “Carta de Achamento a el-rei D. Manuel”, de Pero Vaz de Caminha;

  • “Casa Velha”, de Machado de Assis;

  • “O Ateneu”, de Raul Pompeia;

  • “Niketche – uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane;  

  • “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles;

  • Canções escolhidas, de Cartola;

  • “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol.

Oferta de vagas

De acordo com o edital, a oferta total da Unicamp para ingresso de novos alunos em 2024 é de 3.340 (três mil trezentas e quarenta) vagas regulares para cursos de graduação. Do total das vagas, 2.540 vagas estão sendo ofertadas através do Vestibular 2024

Haverá reserva de vagas para estudantes que são egressos de escolas públicas, para estudantes de baixa renda, pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.

Acesse o Edital do Vestibular 2024 para mais informações.

Leia também UFRGS encerra prazo para envio dos pedidos de isenção do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.