Unesp divulga resultado preliminar da isenção do Vestibular 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, o resultado preliminar dos pedidos de isenção e de redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. 

Desse modo, os candidatos que solicitaram os benefícios já podem conferir as respostas através do site do Vestibular. Esse resultado é preliminar, de modo que caberá a interposição de recursos. 

Portanto, os candidatos cujos pedidos de isenção ou de redução da taxa foram indeferidos poderão interpor recursos nos dias 26 e 27 de setembro, próximas terça e quarta-feira. A contestação deverá ser feita virtualmente, através da Área do Candidato.

Após a análise dos recursos, a universidade publicará o resultado final da isenção e da redução no dia 2 de outubro

Critérios de isenção e redução

De acordo com o edital, tem direito ao benefício da redução do valor da taxa o candidato que preencher cumulativamente os seguintes critérios:

  • estar regularmente matriculado no ensino médio ou em curso pré-vestibular; e
  • receber remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários-mínimos ou esteja desempregado;

Já a isenção total da taxa de inscrição será concedida através de duas modalidades para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. As modalidades são:

  • CadÚnico: para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com número NIS;
  • Análise Socioeconômica: para estudante membro de família de baixa renda, com RMFB mensal igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita; residente em São Paulo.

Vestibular 2024: Inscrições abertas

O período de inscrição para o Vestibular 2024 da Unesp já está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 9 de outubro.

A universidade está recebendo as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Fundação Vunesp.

No momento da inscrição o candidato deverá informar todos os dados pessoais e de contato solicitados. Além disso, é necessário informar a opção de curso de graduação escolhida e se deseja participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas. 

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento  da taxa de inscrição até o dia 10 de outubro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 192,00 (cento e noventa e dois reais). O contemplados com a redução de 50% da taxa deverão efetuar o pagamento de R$ 96,00.

A aplicação das provas do Vestibular Unesp 2024 acontecerá em novembro e dezembro. Imagem: Unesp/ Divulgação
A aplicação das provas do Vestibular Unesp 2024 acontecerá em novembro e dezembro. Imagem: Unesp/ Divulgação

Provas do Vestibular 2024

Tradicionalmente, o Vestibular da Unesp conta com duas fases, com a aplicação de provas sobre as disciplinas do Ensino Médio, de forma presencial. 

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 1ª fase está marcada para o dia 15 de novembro. Na 1ª fase a Unesp aplicará provas objetivas de conhecimentos gerais, abarcando as disciplinas do ensino médio. 

Já a aplicação das provas da 2ª fase está prevista para os dias 10 e 11 de dezembro de 2023. A avaliação da 2ª fase conta com questões discursivas e também com uma proposta de redação.

Em ambas as fases, a aplicação das provas acontecerá em diversas cidades do Estado de São Paulo (SP) para as quais há oferta de vagas.

Vagas ofertadas

Ainda conforme o edital, ao todo, a Unesp está ofertando 6.596 vagas em diversos cursos de graduação. As oportunidades visam o ingresso de novos alunos nos dois semestres letivos de 2024.

O edital estabelece ainda que, do total das vagas, a Unesp reserva 2.848 oportunidades para o sistema de cotas, com a seguinte distribuição:

  • Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP): 1.850 vagas;
  • SRVEBP e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI): 998 vagas.

Resultado

De acordo com o cronograma, a Unesp publicará o resultado final do Vestibular 2024 no dia 31 de janeiro de 2024. Nesta data a universidade publicará a 1ª chamada e as orientações para as matrículas.

Veja mais detalhes no edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.