Termina hoje (15) o prazo para solicitar o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 12 milhões de trabalhadores com direito ao valor de até R$ 1 mil ainda não fizeram o resgate.
A modalidade foi liberada no início deste ano pelo Governo Federal para mais de 42 milhões de pessoas com saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia. No entanto, vale ressaltar que o saque é facultativo ao trabalhador, sem penalidades caso não queira fazer o procedimento.
O trabalhador interessado deve fazer a solicitação do saque através dos canais digitais do FGTS. Ao realizar o requerimento, os valores serão depositados automaticamente em uma conta poupança social digital gerenciada pelo Caixa Tem, ou em uma outra conta de sua preferência.
Como realizar o saque extraordinário?
Para quem deseja realizar o saque, deve fazer o pedido de transferência para uma conta da Caixa ou de outras instituições até dia 15 de dezembro (hoje). Veja o passo a passo:
- Acesse o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS;
- Faça o login com os dados solicitados;
- Na página inicial, clique em “Saque extraordinário” e consulte o valor disponível;
- Selecione “Solicitar saque” e informe a conta para onde o dinheiro deve ser transferido;
- Confirme informando a senha do aplicativo;
- Aguarde a transferência do valor na sua conta, em um prazo de até 5 dias úteis.
Quem fica de fora do saque extraordinário?
No entanto, vale ressaltar que há vários motivos em que o valor pode ser bloqueado. De acordo com a Caixa, as principais causas são:
- Determinação judicial;
- Garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário;
- Dados incorretos;
- Pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador.
Desse modo, segundo a Caixa, o saque não ficará disponível se os valores disponíveis na conta do FGTS estiverem bloqueados.
Quem tem direito aos saques do FGTS
- Trabalhadores com carteira assinada (CLT);
- Trabalhadores rurais e safreiros;
- Empregados domésticos;
- Atletas profissionais;
- Trabalhadores temporários (que prestam serviço a uma empresa por período de tempo determinado);
- Trabalhadores avulsos (que prestam serviço a várias empresas, mas têm contrato com um sindicato).
Como consultar o saldo do FGTS?
O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso às informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.