UFT: inscrições abertas para Vestibular 2023/2 via ENEM

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição de ensino superior pública com sede principal na cidade de Palmas, Tocantins.  A instituição oferece diversos cursos e oportunidades para os seus alunos, atraindo novos estudantes todos os anos. 

Se você quer estudar na UFT, então está com sorte: as inscrições para o Vestibular 2023/2 via ENEM da universidade já estão abertas. 

Assim, para que você possa realizar a sua inscrição, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT. Vamos conferir!

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT

A UFT abriu nesta sexta-feira, dia 07 de julho, as inscrições para o Vestibular 2023/2 via ENEM da instituição. Todos os candidatos poderão se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 12 de julho.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da Copese, Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins. 

A inscrição será composta pelo preenchimento de um questionário socioeconômico e também do requerimento de inscrição integralmente, em que o candidato deverá inserir os próprios dados e documentos.

UFT
Os candidatos poderão se inscrever de forma gratuita. Imagem: UFT/Reprodução

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar uma modalidade para participar do processo seletivo. Nesta edição do Vestibular da UFT, estão sendo oferecidas 3 modalidades diferentes: Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). 

A UFT destaca que não será cobrada taxa de inscrição para participação no Vestibular 2023/2 via ENEM. Assim, os interessados poderão se inscrever de forma 100% gratuita

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: funcionamento da seleção

O Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT não prevê a realização de nenhum tipo de prova. Dessa maneira, os candidatos serão selecionados por meio da nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. 

Poderão participar do processo seletivo os candidatos que tiverem feito a prova do ENEM entre os anos de 2020 e 2022 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. 

As notas finais dos candidatos no vestibular serão calculadas com base na média aritmética das pontuações obtidas nas cinco provas que compõem o ENEM. São elas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Redação.

No caso de empate entre dois ou mais candidatos, a UFT irá considerar a renda familiar do candidato, a maior nota na prova de redação do ENEM e, por fim, a maior pontuação na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: oferta de vagas

Por meio do Vestibular 2023/2 via ENEM, a UFT irá oferecer 339 vagas para diversos cursos de graduação ministrados pela instituição.

Os cursos oferecidos são ministrados nos campi da UFT em Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Arraias, Miracema e Araguaína.

Todos os candidatos aprovados por meio do processo seletivo irão ingressar no segundo semestre letivo de 2023 da UFT. 

De acordo com o edital do vestibular 2023/2, a UFT irá utilizar o do sistema de cotas (ações afirmativas) em seu processo seletivo. Assim, a instituição declarou que irá destinar uma parte das vagas para os candidatos que estudaram na rede pública e também para as ações afirmativas, que são direcionadas a indígenas e quilombolas.

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: divulgação dos resultados

Segundo as informações presentes no edital do vestibular, a UFT irá convocar os candidatos por meio de quatro chamadas diferentes. 

A primeira chamada do resultado será divulgada no dia 24 de julho. Todos os candidatos aprovados deverão se matricular conforme os procedimentos previstos pelo edital entre os dias 26 e 27 de julho. 

Por fim, a UFT também irá divulgar a sua segunda chamada no dia 31 de julho. A terceira e a quarta chamada serão, por sua vez, divulgadas nos dias 07 e 14 de agosto de 2023. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.