UFSM divulga gabarito definitivo do Vestibular 2024

Resultado estará disponível em fevereiro

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma instituição de ensino superior pública que possui a sua sede principal em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Os estudantes inscritos nesta edição do Processo Seletivo Seriado (Vestibular) devem ficar atentos: o gabarito definitivo do Vestibular já foi publicado.

Dessa maneira, para que você acessar o gabarito e entender quais serão os seus próximos passos no processo seletivo, trouxemos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da UFSM. Vamos conferir!

Vestibular UFSM 2024: gabaritos já estão disponíveis

Conforme indicado no calendário oficial do Processo Seletivo Seriado, a UFSM divulgou a versão definitiva do gabarito das provas do Vestibular 2024 nesta sexta-feira, 26 de janeiro.

O gabarito preliminar havia sido divulgado no dia 15 de janeiro e os participantes do processo seletivo puderam enviar recursos. Hoje, a UFSM divulgou a versão final das respostas para as questões do Vestibular 2024.

Todos os candidatos já podem acessar o gabarito diretamente no site da PROGRAD, a Pró-Reitoria de Graduação da UFSM. Não é necessário realizar login ou cadastro no site para visualizar o documento. 

Ficou com alguma dúvida sobre o gabarito definitivo? Acesse o Manual do Vestibular 2024 e consulte mais informações sobre o processo seletivo da UFSM.

Vestibular UFSM 2024: funcionamento do processo seletivo

A UFSM aplicou provas presenciais para todos os candidatos inscritos no processo seletivo. As provas foram aplicadas nos 13 e 14 de janeiro de 2024 e divididas em duas etapas:

  • 13 de janeiro: período vespertino, das 13h30 às 16h30;
  • 14 de janeiro: período matutino, das 8h às 12h, e período vespertino, das 13h30 às 16h30.

No primeiro dia de provas, os candidatos realizaram 40 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas estudadas ao longo do ensino médio: Filosofia e Sociologia, Geografia, História, Química, Física, Biologia,  Matemática, Arte e Educação Física, Língua Estrangeira (Língua Espanhola ou Língua Inglesa), Língua Portuguesa e Literatura.

UFSM
Todos os candidatos participaram de uma prova em janeiro. Imagem: UFSM/Reprodução

No segundo dia, por sua vez, as provas foram aplicadas em dois períodos (matutino e vespertino). No período matutino, os candidatos resolveram 40 questões objetivas sobre disciplinas estudadas ao longo do ensino médio. No período da tarde, por sua vez, os estudantes responderam outras 40 questões e deverão escrever uma redação a partir do tema proposto pela banca examinadora do Vestibular 2024. 

Vestibular UFSM 2024: inscrições

As inscrições do Vestibular 2024 da UFSM foram encerradas no dia 22 de dezembro de 2023 e todos os estudantes puderam se inscrever por meio do preenchimento de um formulário disponível no site da PROGRAD.

Todos os estudantes precisaram realizar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 80,00. Mas, a UFSM também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Vestibular UFSM 2024: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a UFSM está oferecendo 1.831 vagas para cursos de graduação. Todos os candidatos aprovados no processo seletivo irão ingressar no primeiro semestre de 2024.

As vagas oferecidas pela UFSM serão divididas da seguinte forma:

  • 122 vagas para os cursos do campus de Cachoeira do Sul;
  • 120 vagas para os cursos do campus de Frederico Westphalen;
  • 127 vagas para os cursos do campus de Palmeira das Missões;
  • 1.462 vagas para os cursos do campus de Sede de Santa Maria.

Além das vagas mencionadas, a UFSM também irá oferecer vagas para os candidatos medalhistas em competições de conhecimento que tenham concluído o ensino médio em escola da rede pública ou privada e para os estudantes com idade igual ou superior a 60 anos que concluíram o ensino médio em escola da rede pública ou privada.

Por fim, devemos destacar que a UFSM irá usar as ações afirmativas (sistema de cotas) no Vestibular, reservando vagas para os candidatos que fizerem parte de determinadas categorias.

Vestibular UFSM 2024: quando o resultado será divulgado?

A UFSM ainda não divulgou a data exata em que o resultado final do processo seletivo será divulgado para os candidatos. Porém, segundo os dados disponíveis até o momento, o resultado do Vestibular 2024 estará disponível em fevereiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.