A UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, é uma instituição de ensino de caráter público e federal cuja sede está localizada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Ela foi criada no ano de 1960 e possui cerca de trinta mil alunos, sendo 27 mil em cursas na modalidade presencial e 3 mil na modalidade EaD, o Ensino a Distância.
Por causa do grande número de cursos de graduação oferecidos pela universidade, não é de se surpreender que a instituição seja a meta de muitos vestibulandos.
Ficou interessado em saber mais sobre o processo seletivo da UFSM? Então o artigo de hoje é para você! Continue lendo para descobrir informações sobre as formas de ingresso na universidade.
A maioria das vagas da Universidade de Santa Maria é oferecida por meio do SISU, o Sistema de Seleção Unificada.
O sistema sistema faz uso das notas obtidas pelos alunos no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, para a classificação dos futuros alunos. A seleção é feita duas vezes ao ano, no início de cada semestre.
Os editais devem ser acompanhados pelos candidatos com atenção, uma vez que alguns cursos de graduação oferecem vagas apenas para o SISU 1 e outros apenas para o SISU 2, para o primeiro e segundo semestre, respectivamente.
O edital relativo ao SISU 2022/2 já está disponível no site da UFSM e pode ser consultado no site: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/sisu/
Nessa modalidade, o aluno que trancou sua matrícula tem a oportunidade de solicitar sua volta.
Nessa modalidade, o aluno poderá solicitar sua transferência de um curso que esteja frequentando na instituição para outro curso também na UFSM.
É a modalidade que permite que um aluno que esteja frequentando regularmente um curso de graduação em uma instituição com cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) peça sua transferência para a UFSM.