O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou nesta quarta-feira, dia 5 de abril, a retomada do vestibular tradicional para ingresso de novos alunos nos cursos de graduação. Com isso, a UFSM altera as formas de ingresso.
Há quase dez anos, a UFSM realiza a seleção de novos alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fins de classificação. Desse modo, com exceção de editais específicos para refugiados e indígenas, desde 2014 o acesso à universidade ocorria através do SiSU.
Em reunião realizada pelo Cepe nesta quarta-feira, dia 5 de abril, a retomada do vestibular foi aprovada com 32 votos a favor e 23 contra.
De acordo com a nova proposta, o preenchimento de 30% das vagas será feito por meio do SiSU. Já o vestibular feito pela UFSM preencherá outros 30% das vagas. As demais vagas (40% dos ingressos) serão preenchidas por meio de um processo seletivo seriado (PSS), com a aplicação de provas parciais entre estudantes ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio. Os interessados poderão participar dos três processos seletivos.
Conforme definido pelo Cepe, a mudança ocorrerá de forma gradual até 2026. De acordo com o Conselho, a UFSM deverá iniciar a transição no segundo semestre de 2023, com a retomada do vestibular para o preenchimento de 30% das vagas e a utilização do SiSU para as 70% restantes.
Além disso, com a alteração nas formas de ingresso, a UFSM reservará 5% de vagas extras para quilombolas, até 5% para pessoas trans e até 5% para pessoas com deficiência.
Conforme divulgado pelo Cepe, haverá também vagas exclusivas para medalhistas de Olimpíadas de Conhecimento, para idosos e para atletas de alto rendimento. A universidade manterá os editais específicos para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade e para indígenas.
Acesse o site da UFSM para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEM divulga prazo para pedidos de isenção do Vestibular de Inverno 2023; saiba mais.