A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu o período de inscrição do Vestibular Extraordinário 2023/2. Essa é a edição de retomada do processo seletivo tradicional da instituição e visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano.
De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até as 23h59 do dia 12 de junho de 2023. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual.
Desse modo, para se inscrever, o estudante deverá acessar o Portal da UFSM, escolher a opção de curso desejada e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
Após o preenchimento do formulário, os estudantes deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. De acordo com o edital, a taxa é no valor de R$ 80,00 (oitenta reais).
A universidade permitirá que estudantes que são membros de famílias de baixa renda solicitem a isenção da taxa de inscrição. Conforme o cronograma, os pedidos serão recebidos até o dia 19 de maio de 2023.
A divulgação do resultado dos pedidos está prevista para o dia 23 de maio de 2023. O participante com o pedido aprovado estará automaticamente inscrito no processo seletivo.
Para a classificação dos inscritos, a UFSM irá considerar o desempenho obtido pelos candidatos em prova aplicada pela universidade.
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 9 de julho de 2023. A aplicação das provas acontecerá em dois turnos, manhã e tarde, em todos os campi da UFSM. A consulta aos locas de prova será liberada no dia 29 de junho.
A avaliação abarcará os conteúdos referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Conforme o edital lançado na última sexta-feira (12), ao todo, os candidatos responderão a 86 questões objetivas e uma redação.
A UFSM informou ainda que a elaboração das provas do concurso levará em conta as áreas comuns do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Desse modo, no período da manhã, das 8h às 12h, a UFSM aplicará questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. No período da tarde, das 14h às 18h, os candidatos responderão a questões de Linguagem e suas Tecnologias e a uma prova de Redação em Língua Portuguesa.
De acordo com a UFSM, a oferta total para o Vestibular Extraordinário é de 469 vagas. Esse processo seletivo do meio do ano visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023.
Do total das oportunidades, 395 são para o Campus Sede, 57 para o Campus Cachoeira do Sul e 17 para o Campus Palmeira das Missões. As vagas são para 39 (trinta e nove) opções de cursos de graduação.
Nesse sentido, nessa edição de retomada do vestibular tradicional, a UFSM realizará o preenchimento de 30% das vagas. Para o preenchimento das demais vagas (70%), a UFSM vai aderir o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fins de classificação.
Parte das vagas ofertadas no Vestibular 2023/2 está reservada para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.
A UFSM ainda não informou a data de liberação dos gabaritos e a data de publicação do resultado final desta seleção.
Fundada em 1960, a UFSM foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Atualmente, a universidade é uma das principais instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul.
Veja mais detalhes no site da UFSM.
Leia também Uerj divulga CCI com os locais de prova do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.