A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou na última sexta-feira (1º) a lista de leituras obrigatórias para o Vestibular 2023. Além disso, a Coperve publicou também o programa de disciplinas.
De acordo com a lista divulgada, serão contempladas obras literárias brasileiras que abarcam os seguintes gêneros: poemas, crônicas, romance, novela e contos. Confira a seguir a relação de leituras obrigatórias do Vestibular 2023:
- Pauliceia Desvairada – de Mário de Andrade
- De amor e amizade – de Clarice Lispector
- Negro – de Cruz e Sousa (organizado por Zilma Gesser Nunes)
- Boca do inferno – de Ana Miranda
- Fazenda Modelo – Chico Buarque
- Ânsia eterna – de Júlia Lopes de Almeida
A Coperve recomenda a leitura integral das obras listadas acima. A comissão recomenda ainda que os candidatos desenvolvam a capacidade de análise e interpretação textual. Os candidatos devem conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra.
De acordo com a comissão, o documento que apresenta o conteúdo programático utilizado na elaboração das provas de cada disciplina está disponível para consulta no site do Vestibular.
O documento apresenta conteúdos das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Segunda Língua (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e Libras), Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física e Química. Além disso, a UFSC apresentou orientações para a prova de redação.
Ainda conforme a Coperve, a UFSC vai realizar o Vestibular 2023 nos dias 10 e 11 de dezembro, sábado e domingo respectivamente.
Acesse o site da UFSC para mais informações.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Inep abre prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 nesta segunda (4).