UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2024

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abre nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o período de inscrição para o Vestibular 2024. De acordo com o cronograma, a UFRGS receberá as inscrições, por meio da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), até as 23h59 do dia 25 de setembro (horário de Brasília). 

O Vestibular tradicional da UFRGS é um dos principais processos seletivos do Estado para ingresso em cursos do ensino superior. Estão sendo ofertadas mais de 4 mil vagas em dezenas de cursos de graduação. Veja a seguir como se inscrever no Vestibular 2024 e como será o processo de seleção!

Vestibular 2024: Inscrições

De acordo com as orientações do edital, as inscrições para o Vestibular UFRGS 2024 estão sendo recebidas de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Coperse. Portanto, os interessados devem acessar o site e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição no referido período. 

Além de informar os dados pessoais e escolares, o candidato deve indicar uma opção de curso de graduação e informar se deseja participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas. 

Após preencher e enviar as informações, o candidato devem gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. Para efetivar o cadastro, candidatos não isentos devem pagar a taxa, cujo valor é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), até o dia 26 de setembro. 

A UFRGS aplicará as provas do Vestibular 2024 no mês de novembro. Imagem: Rochele Zandavalli/ Arquivo UFRGS
A UFRGS aplicará as provas do Vestibular 2024 no mês de novembro. Imagem: Rochele Zandavalli/ Arquivo UFRGS

A universidade já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição referentes ao Vestibular 2024 e o resultado final já está disponível para consulta no site da Coperse. Conforme indicado no edital, tiveram direito ao benefício os estudantes que puderam comprovar que:

  • Cursaram, ou estão cursando e concluirá até o dia 1º de março de 2024, a totalidade do Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada;
  • Têm renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.980,00).

Provas do Vestibular 2024

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular 2024 está marcada para os dias 25 e 26 de novembro de 2023. Em ambos os dias, a aplicação acontecerá no período das 14h às 19h30. A aplicação se dará da seguinte forma:

  • 1º dia de prova (25 de novembro): Prova objetiva (com questões sobre História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa e Matemática) e Prova de Redação.
  • 2º dia de prova (26 de novembro): Prova objetiva sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.

Ainda conforme indicado no edital, são 15 questões objetivas para cada disciplina e na prova de redação será exigida a escrita de um texto dissertativo em Língua Portuguesa sobre o tema proposto.

Haverá locais de provas nos municípios do Rio Grande do Sul para os quais há oferta de vagas. São eles: Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre (capital) e Tramandaí. A Coperse divulgará os locais de prova a partir do dia 6 de novembro.

Vagas e resultados

A oferta total da UFRGS através do Vestibular 2024 é de 4.023 vagas. Do total das vagas, 2.654 são para ingresso no primeiro semestre, enquanto outras 1.369 vagas são para o segundo semestre.

Haverá reserva de metade das vagas para estudantes de escolas públicas, segundo determina a Lei de Cotas. De modo que há vagas exclusivas para pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.

A publicação do resultado final do Vestibular UFRGS 2024 está marcada para o dia 11 de dezembro de 2023.

Principais datas do Vestibular 2024

  • Inscrições: de 28 de agosto a 25 de outubro;

  • Provas de Habilitação Específica: de 2 a 6 de outubro;

  • Resultado das provas de Habilitação Específica: 24 de outubro;

  • Locais de prova: 6 de novembro;

  • Provas: 25 e 26 de novembro;

  • Resultado: 11 de dezembro.

Veja mais detalhes no edital do Vestibular 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.