UFPR abre inscrições para o vestibular 2023

Descubra as principais informações sobre o vestibular

UFPR abre inscrições para o vestibular 2023: confira!

A Universidade Federal do Paraná, a UFPR, é uma universidade pública que possui a sua sede principal na cidade de Curitiba, Paraná.

As inscrições para o vestibular da UFPR já estão abertas. Se você quer participar do processo seletivo, então o artigo de hoje é para voce! Confira mais informações a seguir.

Vestibular UFPR 2023: vagas

A UFPR irá oferecer, na edição 2023 de seu vestibular, mais de cinco mil vagas para 126 cursos de graduação. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2022.

Do total de vagas disponibilizadas, metade estarão destinadas aos candidatos que concorrem na modalidade “ampla concorrência”. O restante, por sua vez, será distribuído para os candidatos que concorrem na modalidade “cotas”.

Vestibular UFPR 2023: taxa de inscrição

Os candidatos que participam do programa de de Cadastro Único do Governo Federal poderão pedir a isenção da taxa de inscrição de R$195,00. Além disso, aqueles que ainda não fazem parte do programa, mas também comprovam baixa renda segundo os critérios estabelecidos pelo edital do vestibular da UFPR, também poderão solicitar a isenção da taxa. 

Vestibular UFPR 2023: provas

Foi constatado que a maioria das pessoas que prestaram os vestibulares passados da UFPR não pertencia à região metropolitana de Curitiba. Dessa maneira, os organizadores do vestibular decidiram ampliar a área de aplicação das provas de seis para onze cidades, visando atender as necessidades dos candidatos da melhor forma possível.

A primeira fase das provas do vestibular, que deverá ocorrer em 23 de outubro, será composta por 90 questões objetivas distribuídas da seguinte forma: 12 de Língua Portuguesa, 5 de Filosofia, 5 de Sociologia, 6 de Literatura, 8 de Língua Estrangeira Moderna, 9 de Matemática, 9 de Biologia, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Geografia e 9 de História.

A segunda fase do vestibular, por sua vez, acontecerá no dia 4 de dezembro de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.