A Universidade Federal do Pará (UFPA) abre nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, às 14h, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023, que visa o ingresso de novos discentes nos cursos de graduação presenciais. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 100.
De acordo com o cronograma, as inscrições seguem abertas até 23h59 do dia 18 de novembro. Os interessados deverão se inscrever online, exclusivamente por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).
Isenção da taxa
Ainda conforme o edital, estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas têm direito à isenção da taxa de inscrição de forma automática.
Já os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas particulares como bolsistas poderão solicitar o benefício. Os pedidos de isenção devem ser feitos no momento da inscrição e os resultados estão previstos para 29 de novembro.
Seleção
De acordo com o edital, as vagas ofertadas no PS UFPA 2023 são destinadas a candidatos(as) com inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2022. A classificação dos inscritos será feita a partir do desempenho obtido no exame.
Os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) terão direito a um bônus de 10%. Para obter o bônus, o estudante deve indicar no momento da inscrição e comprovar no momento da habilitação, caso seja selecionado.
Vagas e resultados
O edital do PS 2023 indica ainda que a oferta da UFPA é de 7.380 vagas, sendo 192 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). Também há reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes de escolas públicas, com recorte de renda e percentual, para pretos, pardos e indígenas.
As oportunidades ofertadas são para 192 cursos de graduação de diversas áreas, nos 12 campi da UFPA. A universidade ainda não divulgou o período de publicação do resultado final.
Acesse o edital para mais informações.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Uerj publica lista da 4ª reclassificação do Vestibular 2022; saiba mais.